sábado, 26 de janeiro de 2013

Porto do Recife aguarda reunião com ANTAQ sobre contrato com chineses

    



O Porto do Recife divulgou uma nota em resposta à reportagem “Porto do Recife fica sem negócio da China”, publicada ontem, quinta-feira (24). De acordo com o documento, o porto não chegou a firmar o contrato, porque aguardava parecer da Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq). O parecer foi suspenso.

"O Porto do Recife aguarda nova reunião sobre o assunto, que deverá analisar o tema sob a luz das normatizações técnicas da Antaq, em especial, a resolução 2240, que trata de contratos de operações portuárias de uso temporário", afirma a nota.

Segunda a reportagem, um contrato, alvo de investigação da Advocacia-Geral da União (AGU), firmado entre o Porto do Recife e a maior fabricante de máquinas para a construção civil da China foi suspenso. A diretoria colegiada da Antaq tomou a decisão que tornou sem efeitos resolução do próprio órgão que aprovava a celebração do contrato. A autorização havia sido assinada em 20 de dezembro de 2012, pelo diretor-geral substituto da Antaq, Pedro Brito (PSB), ex-ministro de Portos.

As suspeitas de irregularidades surgiram após pente-fino feito pela corregedoria-geral da AGU em agências reguladoras investigadas durante a operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que revelou um esquema de comercialização de pareceres técnicos fraudulentos. Segundo a AGU, um parecer da Antaq contrário aos interesses da fabricante chinesa havia sido substituído por outro favorável.

A suspensão ocorreu em 10 de janeiro, em reunião ordinária da diretoria da agência. Quatro dias depois, nova resolução, também assinada por Pedro Brito, foi publicada no Diário Oficial da União. Além de interromper a autorização para assinatura do contrato entre o Porto do Recife e a Êxito Importadora, representante no Brasil da gigante asiática XCMG, a agência determinou o encaminhamento do processo à Procuradoria Federal vinculada a Antaq para que seja incluído o parecer que havia sido retirado dos autos.

Fonte:Diário de Pernambuco(PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário