quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Acordo de cooperação técnica SUAPE x PORTO DO PANAMÁ



A conclusão do alargamento do Canal do Panamá pode trazer bons lucros para o Porto de Suape. O governo do estado já deu início aos trâmites para a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre um porto do Panamá, cujo nome ainda não foi revelado, e o Porto de Suape. A ideia é tornar o ancoradouro pernambucano um hub distribuidor de produtos para o Brasil e para a América Latina.

O objetivo será possível já que o Canal do Panamá, de 81 quilômetros de extensão, na América Central, será expandido proporcionando que navios carregados com até 150 mil toneladas de cargas passem pelo canal. Hoje, passam pela rota navios carregando 60 mil toneladas. Com isso, este tipo de embarcação não precisará mais contornar o Sul da África para chegar ao Brasil. A ligação poderá ser direta, e mais rápida, com o ancoradouro pernambucano.
“Ainda estamos na fase da realização de estudos sobre a demanda. O Panamá possui quatro portos e outros dois estão em construção. Estamos fechando acordo com um deles”, explicou o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), Roberto Abreu e Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário