A navegação de
Cabotagem é aquela que ocorre no mar, na nossa costa marítima, bem como na de
qualquer outro país, ligando apenas portos nacionais.
Como exemplo,
podemos citar um transporte que se inicia no Porto de Rio Grande, tendo como
destino o Porto de Salvador. Uma navegação de Santos até o Porto de Manaus
também é uma cabotagem, pois mesmo quando um rio ou um lago faz parte do
percurso, a modalidade ainda é considerada Cabotagem.
No Brasil,
existe uma extensa costa marítima e grande parcela do mercado consumidor
localiza-se a até 200 quilômetros da costa temos o privilégio de explorar a BR
Marítima – termo cunhado pela Aliança Navegação e Logística – num meio de transporte
que é o mais amigável ao meio ambiente pelo baixo teor comparativo de emissão
de poluentes.
Houve muitos
progressos no uso e divulgação do transporte de Cabotagem ao longo dos últimos
anos. Um marco desta história recente foi a aquisição da Aliança pelo grupo
Oetker, também dono da Hamburg Sud, em 1998. A navegação de Cabotagem para
cargas conteinerizadas teve neste marco o início do que conhecemos hoje como
cabotagem para o transporte de carga geral de valor agregado.
Passaram-se
meros 14 anos desde o ressurgimento do transporte de cabotagem para cargas
conteinerizadas. E, importante, apenas quatro operadores: Aliança Navegação e
Logística, Log-In Logística, Mercosul Line e Maestra.
A Aliança é a
mais antiga, com fundação em 1950, seguida pela Log-in Logística que é
sucessora da Docenave (subsidiária da Vale na época) e que abriu capital em
2007. A Mercosul Line é parte
do grupo APMoller-Maersk e foi adquirida da P&O Nedlloyd em 2006 e,
finalmente, a entrada em operação da Maestra Navegação e Logística em 2011 e
parte do grupo Triunfo Participações e Investimentos.
A Cabotagem no
Brasil, assim como em diversos outros países, é um mercado caracterizado por
barreiras regulatórias de entrada. Ainda assim, tem-se mostrado um desafio para
estes operadores gerarem resultados adequados aos seus acionistas, por várias
razões, sendo uma delas a estrutura de custos operacionais. Desde o custo do navio,
da mão-de-obra embarcada, do combustível (bunker), custo de operação nos
terminais marítimos, entre outros.
Cada um destes
armadores tem sua cobertura portuária nacional, alguns com parcerias
operacionais onde o espaço do navio operado por um armador é vendido a outro.
Nas suas rotas, muitos portos são coincidentes como Santos, Suape, Salvador e
Manaus e outros com cobertura mais específica como Itajaí, São Francisco do
Sul, Itapoá, Paranaguá, Itaguaí e Pecém. Resguardadas algumas limitações de
cobertura, podemos dizer que em 2012 o transporte brasileiro de Cabotagem
oferece quatro saídas por semana. E isto é um avanço importantíssimo para a
logística nacional de longa distância.
Fonte: Comexblog
Boa matéria , Parabéns pessoal.
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