quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Transposição será toda relicitada até abril



JUAZEIRO DO NORTE (CE) e RECIFE – A negociação dos saldos remanescentes de obras da Transposição do São Francisco termina até 28 de fevereiro deste ano. Os contratos, que sofreram com licitações canceladas ou execução não cumprida pelas construtoras vencedoras, serão, finalmente, relicitados. 
A expectativa do Ministério da Integração Nacional é de publicar os últimos editais de trechos ainda parados, como os lotes 6 e 7 do Eixo Norte (hoje Meta 3 Norte), até abril. Com isso, os serviços do Projeto de Integração do São Francisco em seus dois eixos (Norte e Leste) devem ser retomados totalmente até o fim deste primeiro semestre.
O calendário foi passado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante visita ao Eixo Norte da Transposição, que liga os municípios de Cabrobó e São José de Piranhas (PB), nos últimos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Mais uma vez, o discurso foi de “buscar celeridade às obras”. Bezerra Coelho, por sinal, fez questão de ressaltar os esforços realizados pela pasta para destravar a obra e fazer entrá-la num ritmo normal.
Foram dois dias de conversa, ida a canteiros de serviço e checagem de prazos. A visita, que teve como base o município de Juazeiro do Norte, no Sertão do Cariri, no Ceará, passou pelos canteiros de obras localizados nos municípios de São José de Piranhas (PB), Jati (CE), Salgueiro e Cabrobó. Foram vistoriados os andamentos de obras como a construção dos túneis Cuncas I e II, a barragem de Jati, e as estações de bombeamento em Salgueiro e Cabrobó, todos no Eixo Norte da Transposição.
Segundo Bezerra Coelho, a obra da Transposição começou a perder força já em abril 2010. No início de 2011, quando ele assumiu a pasta, encontrou 298 pleitos de reajustes de contrato. “Hoje, apenas dez solicitações ainda se encontram em processo de negociação. 
Um dos principais focos de trabalho do ministério foi simplificar o processo enxugando o número de contratos e de empresas envolvidas no projeto. Dos cerca de 60 contratos e mais de 90 empresas, o Governo trabalha hoje com apenas sete contratos e 30 empresas envolvidas”, explicou.
A partir de agora, o Ministério passa a acompanhar de perto o andamento dos serviços, com visitas bimestrais a cada eixo da transposição. No fim de março, será a vez de o Eixo Leste ser monitorado pelo ministro. A expectativa do Ministério é de fazer a água do São Francisco chegar ao município de Salgueiro até junho de 2014 e, até setembro do mesmo ano, chegar à barragem de Jati (CE). A conclusão de toda a Transposição está prevista para o fim de 2015.
Até agora, 43% das obras físicas da transposição estão contratadas, sendo que 33,3% já se encontram em execução empregando aproximadamente quatro mil trabalhadores. Outras 23,7% estão em fase de licitação. Com orçamento de R$ 8,2 bilhões, o Projeto de Integração do Rio São Francisco pretende ampliar a oferta de água para o desenvolvimento sustentável do Nordeste Setentrional atingindo quatro estados: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
FOLHA PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário