O Porto de Fortaleza atingiu neste primeiro semestre de 2013 crescimento de 37% na movimentação de contêineres e 12% na movimentação geral de cargas em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, o ano de 2012 já foi um ano recorde na movimentação. O Porto registrou cerca de 4,5 milhões de cargas importadas e exportadas.
A movimentação deste semestre alcançou a marca de 2,3 milhões de cargas, das quais 91,6% foi no sentido importação e o 8,4% no sentido exportação. Os derivados de petróleo continuam liderando o ranking de carga mais movimentada, contudo, o principal destaque do período em análise foi a movimentação de arroz em contêiner, por cabotagem, que sozinha cresceu 55% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Todas as categorias cresceram no acumulado do semestre. Carga geral aumentou 22,76%, granel líquido cresceu 11,15% e granel sólido incrementou 7,66. No volume total em toneladas, a maior movimentação do semestre foi de granel liquido (54%), seguida de granel sólido (26%) e carga geral (20%). “Quase tudo que o Porto de Fortaleza movimenta é para o consumo da cidade, o que justifica nosso perfil importador”, frisou o Presidente.
Analisando a pauta de importação é possível encontrar o trigo (para a produção de massas e biscoitos), combustível (para consumo dos veículos), gás de cozinha (para consumo em residências e indústrias), querosene de aviação (para consumo da frota aérea), produtos cerâmicos (para utilização na construção civil) e bobinas de papel (para impressão dos jornais locais). Diferente destes, destaque para geradores e pás eólicas – que são cargas de projeto destinadas aos parques eólicos do Ceará e do Rio Grande do Norte. Na pauta de exportação os destaques são as frutas, sendo a banana e a manga os itens de maior movimentação.
O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, afirma que este aumento de capacidade de movimentação é resultado das intervenções que o Governo Federal tem realizado de Norte a Sul do País. Segundo ele, a demanda existe, e o Governo está priorizando este modal devido sua importância na economia brasileira. Somente no Porto de Fortaleza, a Secretaria de Portos (SEP) já investiu mais de R$ 300 milhões em obras de melhoria e renovação da infraestrutura, dentre elas o reforço do cais comercial e píer petroleiro, a dragagem de aprofundamento, a iluminação industrial, a troca de defensas e a construção do novo terminal de passageiros.
Andrezza Barros
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