quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Primeiro navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul completa sua primeira viagem.



O primeiro navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul concluiu sua primeira viagem em agosto. O suezmax João Candido, operado pela Petrobras Transporte (Transpetro), chegou ao Chile com uma carga de um milhão de barris de petróleo do pré-sal. A viagem, iniciada em julho no Terminal de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, já se encontra de volta ao porto fluminense.


O navio foi descarregado no Porto de Talcahuano e também no Terminal de San Vicente. Na passagem pela costa argentina no caminho de ida, o navio encarou a fúria do mar pela primeira vez, com ondas de até 8 metros, acompanhadas de rajadas de vento de quase 70 km/h. Já em águas chilenas, após cruzar com tranquilidade o famoso Estreito de Magalhães, passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico, o suezmax de deparou com novos desafios, como tempestade de neve e temperaturas negativas.

Já no caminho de retorno ao Brasil, mas ainda em águas chilenas, ondas de 15 metros foram enfrentadas pelo navio, que rumou para os canais patagônicos, desviando de novas tempestades e alcançando uma navegação em maior velocidade. De volta aos mares brasileiros, o gigante de 274 metros completou, sem contratempos, sua viagem de 7.078 milhas náuticas, o equivalente a mais de 13 mil quilômetros.

O suezmax é um tipo de navio com tamanho máximo para passar pelo Canal de Suez, no Panamá. O João Cândido, construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE), foi o segundo do Programa de Expansão e Modernização da Frota (Promef) a ser entregue à Transpetro. Atualmente, sete embarcações do programa estão em operação e outras 14 estão em construção, sendo cinco na fase de acabamentos.

26/08/2014 17:12 - Do FolhaPE, com informações de assessorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário