segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Tecon Imbituba bate recorde de produtividade por operação



Um novo recorde de produtividade foi estabelecido no Porto de Imbituba pela Santos Brasil, no dia 14 de janeiro. O terminal de contêineres administrado pela companhia no Sul de Santa Catarina alcançou a marca de 77,91 movimentos por hora (MPH) na operação de uma única embarcação. Durante o embarque e descarga do navio Monte Pascoal, do armador Hamburg Süd, foram
realizados 596 movimentos em 7,75 horas.
 
Antes deste marco, o recorde da instalação portuária era de 73,75 MPH, obtido na operação do navio Monte Cervantes, do mesmo armador, em 14 de outubro do ano passado. Para o gerente-executivo da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas, a marca é resultado de esforços voltados ao aumento da eficiência operacional no Tecon Imbituba.
 
"Desde que o terminal foi adquirido pela Santos Brasil, em 2008, fizemos investimentos de mais de R$ 520 milhões em obras de expansão, aquisição de equipamentos e treinamento. Mantemos o foco no cliente para aperfeiçoar nossas operações de costado e pátio, a fim de torná-las cada vez mais eficientes em um menor tempo possível", argumenta o executivo.
 
Alvo 
O aumento do indicador MPH, que revela a eficiência de um terminal de contêineres, tem sido uma das diretrizes estratégicas da Santos Brasil para as três instalações que opera nos portos de Santos (SP), Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC). O objetivo é oferecer operações mais modernas, ágeis e seguras a clientes -- armadores, importadores, exportadores e empresas embarcadoras --, proporcionando maior competitividade a eles.
 
Em novembro, a companhia bateu recorde de produtividade por operação no Porto de Santos ao atingir 216,88 MPH durante escala do navio Monte Olivia (Hamburg Süd) no maior terminal de contêineres da América do Sul, o Tecon Santos. O terminal mantém-se com os mais altos índices de eficiência média-mensal do País, sendo comparado às mais modernas instalações da Europa e dos Estados Unidos.
 
Sobre o Tecon Imbituba
 
Localizado estrategicamente em uma enseada de mar aberto, no Porto de Imbituba, ao Sul de Santa Catarina e a cerca de 360 quilômetros de distância de Porto Alegre (RS) e de Curitiba (PR), o Tecon Imbituba tem fácil acesso rodoviário pela BR-101 e ferroviário pela malha regional. Está no epicentro da região Sul, próximo aos polos industriais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que viabiliza a redução de custos logísticos e maior competitividade para exportadores da região, como os que atuam na área de carnes (frango), frutas (maças), polímeros, cerâmicas, utensílios, entre outros, e para os importadores.
 
Possui capacidade para movimentar anualmente 450 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), com 207 mil metros quadrados de área total e 660 metros de cais acostável. Adquirido em 2008 pela Santos Brasil, recebeu R$ 520 milhões de investimentos em obras de expansão, renovação e aquisição de equipamentos. Dois importantes diferenciais são seu acesso aquaviário e os 2,5 milhões de metros quadrados de área disponível no Porto Indústria Imbituba, um complexo industrial e de serviços localizado a 6 km de distância do porto para apoiar o seu desenvolvimento sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário