sexta-feira, 19 de junho de 2015

BALANÇA DO PORTO DO RECIFE ESTÁ QUEBRADA E PREJUDICA USUÁRIOS

A balança mais usada pelos usuários do Porto do Recife quebrou e isso está provocando uma espera dos caminhoneiros que varia de 40 minutos a uma hora, quando três navios estão sendo movimentados simultaneamente, segundo pelo menos dois clientes da estatal. “O custo da operação sobe, a produção diminui. Perde o caminhoneiro, a empresa que movimenta a carga e o produto acaba ficando mais caro para o consumidor final”, diz o sócio da empresa Suape, Comércio e Navegação, Fernando Cavalcanti. A firma dele faz a movimentação de granéis sólidos no local.

A balança está quebrada desde março. “Isso causa um certo congestionamento que ocorre quando há a movimentação simultânea de navios com trigo, adubo e barrilha”, conta o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários de Pernambuco (Sindope), Ricardo Luiz von Sohsten.
Com a quebra do equipamento, todos os usuários do Porto passaram a usar a balança do silo da Ceasa que, antes, era prioritariamente utilizada pelas empresas que importam trigo, segundo Sohsten.

O diretor de Operações do Porto do Recife, Carlos Vilar, aponta a burocracia como a principal responsável pelo equipamento ainda estar quebrado. “Em março, fizemos uma licitação para consertar a balança. No entanto, quando a empresa abriu o equipamento constatou que existiam mais problemas do que o previsto para serem consertados, o que deixaria o preço do serviço mais caro. Por isso, a concorrência foi suspensa. Agora, uma empresa vai nos entregar um novo preço para o conserto amanhã”, conta Vilar. Ele acrescenta que a estatal tem recursos em caixa para pagar pelo conserto, mas ainda não tem o preço exato do serviço.

No mês passado, o Porto do Recife movimentou 1,2 milhão de toneladas de granéis sólidos, dos quais cerca de 600 mil toneladas foram pesadas na balança do silo da Ceasa. Antes da principal balança, as duas eram utilizados pelos clientes quando o porto recebia vários navios simultaneamente.

Fonte: Jornal do Commecio (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário