sexta-feira, 10 de julho de 2015

TERMINAIS DE SUAPE AGUARDAM ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA


Em Pernambuco, a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) incluiu a concessão de 5 terminais em Suape, com a licitação a ser realizada no primeiro semestre de 2016. No entanto,
somente três empreendimentos têm os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs) prontos. Esse documento é o primeiro passo para iniciar um processo desse tipo, porque é a partir das informações contidas nele que se desenha a forma como será a concessão.

Em Suape, os empreendimentos que já têm EVTEAs prontos são os Terminais de Contêineres 2 (Tecon 2) e os dois terminais de granéis minerais. Os que ainda não têm são os terminais de veículos e o de trigo. Até 2013, o governo do Estado fazia esses estudos de viabilidade e depois licitava a concessão dos empreendimentos, já que Suape pertence ao Estado. A partir de 2013, o governo federal alterou as regras das concessões nas áreas portuárias e fazer essas licitações passou a ser uma atribuição dos órgãos federais, como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os EVTEAs do Tecon 2 e do terminal de minérios foram encaminhado à Antaq pela Empresa Suape em 2012.

Agora, a União vai lançar “o mais breve possível” um chamamento público para as empresas apresentarem Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) para os terminais de veículos e de grãos de Suape. O PMI formaliza o interesse em fazer o EVTEA. A empresa pode vir a explorar a concessão ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário