sexta-feira, 31 de julho de 2015

VARD PROMAR ENTREGA PRIMEIRO GASEIRO DO PROMEF


O estaleiro Vard Promar (PE) entregou, nesta quinta-feira (30), o primeiro da série de oito navios gaseiros encomendados pela Transpetro no âmbito do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O navio Oscar Niemeyer é a 11ª embarcação do programa a entrar em operação. A viagem inaugural tem como
destino Barra do Riacho (ES), onde o navio fará seu primeiro carregamento.

Os gaseiros são destinados ao transporte de gás liquefeito de petróleo, prioritariamente, à navegação de cabotagem. Atualmente, há cinco embarcações do Promef em construção no estaleiro Vard Promar, das quais três estão em fase de acabamento. Além do Oscar Niemeyer, os outros navios do Promef que já estão operando são: os suezmax André Rebouças, Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; o panamax Anita Garibaldi e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado. 

Oscar Niemeyer é considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Visionário e nacionalista, acreditou em projetos que mudaram a cara de cidades e até mesmo do Brasil, como a construção de Brasília, na virada da década de 1950 para a de 1960. Identificada pelas curvas que a caracterizam e pelas formas abstratas, a sua arquitetura está presente em diversos países.

Ficha técnica do navio Oscar Niemeyer:

Tipo: Gaseiro
Capacidade de transporte: 7 mil metros cúbicos
Comprimento total: 117,63  metros
Largura: 19,20 metros 
Altura: 34,0 metros 
Calado: 5,80 metros
Pontal (distância entre o fundo e o convés): 8,60 metros
Velocidade: 15,0 nós
Autonomia: 11.000 mil milhas náuticas
Número de tanques: 2 (dois)


Nenhum comentário:

Postar um comentário