domingo, 16 de agosto de 2015

Sepetiba Tecon amplia operações com novos serviços

Rotas para o extremo oriente e para o Golfo do México, operações com cargas de projeto e transporte porto a porta são as novidades do terminal.


O Sepetiba Tecon, terminal de contêineres da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) localizado no Porto de Itaguaí (RJ), recebeu, no dia 5 de agosto, o navio Mol Generosity, da armadora Mitsui O.S.K. Lines (Mol), na primeira escala do novo serviço do
terminal para a Ásia.

A linha de importação e exportação, denominada Asas II, conta com 14 navios e fará escalas regulares no Sepetiba Tecon. Trata-se de um serviço realizado em conjunto com os armadores MOL, Mediterranean Shipping Company (MSC) e Maersk Line.

O terminal já possui outro serviço ligando o Brasil à Ásia, que passa a contar, neste mês de agosto, com uma nova formação, unindo os armadores CMA CGM, Hapag Lloyd, Hamburg Süd, China Shipping, Nippon Yusen Kabushiki (NYK) e United Arab Shipping Company (UASC).

O objetivo do Sepetiba Tecon, de acordo com a própria empresa, é manter-se como o principal terminal do estado do Rio de Janeiro nas atividades de exportação e importação de contêineres do extremo oriente.

Além disso, o terminal passará a oferecer, ainda em agosto, um novo serviço para os Estados Unidos, México e América Central, na rota do Golfo do México. Denominado GS1, ele contará com oito navios e fará escalas semanais regulares em Sepetiba, movimentando cerca de 2.000 contêineres de exportação e importação por mês.

A linha será operada pela Hapag-Lloyd, Hamburg Süd, MSC, Maersk Line, NYK e Zim Integrated Shipping. A primeira escala deve ocorrer no próximo dia 25.

Além do novo serviço e das duas linhas regulares de e para Ásia, o Sepetiba Tecon conta com serviços de cabotagem para todos os principais portos nacionais, com rotas da Aliança, Log-in e Mercosul Line.

Em junho passado o terminal realizou sua primeira operação com carga de projeto, movimentando 2.101 toneladas provenientes dos Estados Unidos, no navio BBC Zarate, da BBC Chartering, que passou a realizar escalas mensais. Com isso, o Sepetiba diversifica seu portfólio, que já inclui operações com contêineres, produtos siderúrgicos e carga geral.

Por fim, o terminal anuncia o lançamento de novas soluções de logística integrada com o atendimento porto a porta utilizando o modal ferroviário. Serão quatro serviços, para atender às regiões da Grande Belo Horizonte, do Vale do Paraíba (SP), do Alto Tietê (SP) e do Polo Automotivo do Rio de Janeiro.

O primeiro, chamado BH Porto a Porta, já está disponível e foi desenvolvido em parceria com a MRS, operadora ferroviária com conexão direta à retroárea do Sepetiba Tecon, que ofertará o transporte das cargas; com a Tora e seu terminal rodoferroviário que, além do serviço de armazenagem, disponibilizará o transporte e o rastreamento da carga até o cliente; e com a Usifast, com serviços acessórios, como ova e desova e declaração de trânsito aduaneiro (DTA). Para cargas expressas, existe também a opção de transporte rodoviário.

Os outros três serviços estão em fase final de desenvolvimento e deverão ser lançados em breve, em parceria com terminais e Eadis, além da própria MRS. “A associação com parceiros de renome é crucial para darmos a segurança necessária nessa operação”, afirma Mauricio Simões Lopes, gerente Comercial do Sepetiba Tecon.

“A coordenação integrada da cadeia logística, com possibilidade do Armador como consolidador, a rastreabilidade da carga e o compromisso com os níveis de serviço são os pontos diferencias da nossa solução”, complementa Cesar Maas, diretor Comercial do terminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário