Ampliação do serviço Ipanema reduz o transit time
das importações e exportações.
A
TCP, administradora do Terminal de Contêineres de Paranaguá, e as empresas MSC,
MOL e Maersk, se uniram para reestruturar a linha marítima Ipanema, operada
pelos armadores e que liga os
países da Ásia ao Brasil e à Argentina. A mudança
promove um aumento no número de escalas semanais do serviço no terminal,
situado no Porto de Paranaguá (PR).
Antes da reestruturação, o TCP recebia somente os navios que deixavam
o país em direção a Ásia. Agora, o terminal é ponto obrigatório também na
chegada dos navios ao Brasil. Com isso, serão realizadas sete escalas semanais,
fazendo com que o TCP receba pelo menos um navio por dia com origem ou destino
para a Ásia.
“Anteriormente, os navios que serviam a linha Ipanema iam até
Buenos Aires e, na volta, paravam em Paranaguá para carga e descarga de
mercadorias. A partir da mudança, eles atracam no terminal tanto na ida quando
na volta”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor-superintendente Comercial da
TCP. “Isto deve diminuir o tempo de espera em até quatro dias, gerando economia
para exportadores e importadores ao reduzir o tempo de armazenagem”, completa.
Para o executivo, as mudanças no serviço Ipanema fortalecem a
posição de liderança do terminal na Região Sul do Brasil. “Atualmente a TCP
atende 100% dos armadores que atuam na região. Dos cerca de 40 armadores
existentes no mundo, aproximadamente 25 atuam na costa brasileira e a TCP
trabalha com todos. Para nossos clientes é uma grande vantagem escolher um
terminal que trabalhe com todos os armadores e que ofereça a possibilidade de
contratar os serviços com o melhor custo possível”.
Fonte:
Tecnologística
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