sexta-feira, 1 de abril de 2016

Ação conjunta de Suape, Cipoma e Polícia Civil combatem desmatamento em área de preservação



A administração do Complexo Industrial Portuário de Suape realizou ação de combate contra o crime de desmatamento de mata atlântica e obra irregular na Vila Nazaré, localizada no Parque Metropolitano Armando Holanda Cavalcanti, área de preservação do território de Suape que fica no município do Cabo de Santo Agostinho. A operação, realizada em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – Cipoma, autuou quatro pessoas em flagrante, que foram conduzidas para a Delegacia do Cabo de Santo Agostinho. 

Ao todo, foram cerca de nove horas de operação para  fazer o fechamento de seis tanques, com o próprio barro retirado do local, que estavam sendo construídos de forma irregular para a criação de camarão. Para escavar os tanques, uma área de 1.500 m² de mata atlântica nativa e restinga foi destruída. O serviço foi todo executado com acompanhamento da área de proteção ambiental de Suape, que garantiu que as máquinas retroescavadeiras fizessem a ação de recuperação de solo sem causar mais danos ou agressão ao meio ambiente. “Essas intervenções terão o caráter permanente, objetivando a proteção ambiental na localidade”, afirmou Jorge Araújo, diretor de meio ambiente de Suape.

Suape mantém um trabalho preventivo de inspeções diárias em todo o território de 13,5 mil hectares. A administração do Complexo conta com sete equipes motorizadas (cada uma com dois agentes) que realizam vistorias com o objetivo de minimizar as invasões e qualquer tipo de degradação das áreas de preservação ambiental. Esses profissionais não trabalham armados e estão sempre com farda e identificação da empresa Suape. No caso de identificação de qualquer irregularidade, eles solicitam que pare e compareça à administração do Complexo de Suape para ser orientado e explicar a ação. Se o responsável não atender a solicitação, a Polícia Militar é acionada para impedir a ocupação das terras públicas de forma ilegal, com o devido registro de Boletim de Ocorrência na delegacia local e adoção de providências judiciais, se for o caso.

Para denúncias de crimes ambientais, entre em contato com o Cipoma pelo telefone: 3181.1700. Informações também podem ser enviadas para a Ouvidoria de Suape pelo telefone: 3527.5060.


Nenhum comentário:

Postar um comentário