terça-feira, 7 de junho de 2016

Sustentabilidade Socioambiental é foco de seminário realizado por Suape




Por Jéssica Lima
Com 59% do seu território de 13,5 mil hectares destinados à preservação ambiental, o Complexo Industrial Portuário de Suape realizou mais um seminário com foco nos três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental). O evento que aconteceu na última quinta-feira (2/6), marca a semana mundial do meio ambiente que é comemorada no Brasil até o próximo domingo (5/06). Este ano, o evento abordou o tema “Sustentabilidade Socioambiental: Desafios e Perspectivas para Suape” e contou com palestrantes do setor público e privado especialistas no assunto no cenário local e nacional. O destaque ficou por conta da presença da jornalista Rosana Jatobá especialista e mestre na área de Sustentabilidade. Mais de 150 convidados entre estudiosos, acadêmicos e profissionais do setor marcaram presença no hotel Vila Galé Eco Resort do Cabo, na Praia de Suape.


O vice-presidente de Suape, Bernardo D’Almeida conduziu a abertura que contou com a participação de Jorge Araújo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Carlos Cavalcanti secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo de Pernambuco; Manoel Teles Coronel do Corpo de Bombeiros; José Lancarte representando a prefeitura do Ipojuca e Sérgio Moreira da Secretaria dos Portos. O ciclo de palestras começou com uma explanação sobre os “Avanços de Suape na área SocioAmbiental”, apresentada pelo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Jorge Araújo. Durante sua explanação, o gestor apontou as principais realizações do porto e os pilares fundamentais que o atracadouro se baseia para ter sucesso “temos o apoio incondicional do vice-presidente Bernardo D’Almeida e dos nossos colaboradores com seu total engajamento sendo responsáveis pela consolidação do modelo de gestão socioambiental de Suape”, comentou Jorge. Entre os assuntos pontuados por Jorge, o Programa Águas de Suape que está em fase de implantação; o monitoramento das águas também em andamento; o projeto de coleta seletiva; o Viveiro Florestal projeto inovador realizado por Suape responsável por plantar mais de 450 mil mudas por ano, além da restauração florestal no território de Suape que passa dos mil hectares.

O evento contou ainda com palestra do secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Carlos Cavalcanti; da consultora portuguesa da Unesco para o programa Pacto para Suape Sustentável, Felipa Malafaya, que ministrou uma apresentação sobre a questão da “Infraestrutura Portuária e Industrial: qual o seu papel rumo à sustentabilidade?”; da diretora de Sustentabilidade da empresa Phytorestore Nordeste, Mariana Amazonas abordou o tema “Preservação e Resgate de Corpos Hídricos de Maneira Sustentável”; e da advogada Ingrid Zanella, que discutiu sobre a “Importância da Agenda Ambiental de Suape”.

O ponto alto do encontrou foi marcado pela presença da jornalista baiana Rosana Jatobá, jornalista convidada especialmente para o evento que falou sobre “Sustentabilidade Socioambiental: Desafios e Perspectivas”, tema do evento.  Conhecida nacionalmente por ter apresentado o quadro do Tempo no Jornal Nacional (Rede Globo), Rosana é bem atuante na área ambiental e possui mestrado em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo. “Como jornalista eu procuro saber o que está acontecendo no setor e no mundo para que tenhamos condições de avaliar se realmente estamos no caminho certo para trilhar a sustentabilidade na empresa. Suape é um gigante do setor portuário considerado um porto muito promissor. Quando o desenvolvimento está atrelado ao cuidado com o meio ambiente podemos ver que estamos seguindo o caminho correto. Há muito o que se fazer e precisamos ficar atentos pois o planeta Terra precisa de cuidados” comentou. 

O seminário foi finalizado com a entrega de placas dos títulos “Parceiros do Meio Ambiente em Suape”, entregue às empresas e pessoas agraciadas pelos relevantes serviços prestados à causa ambiental. Foram homenageados o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Manuel Francisco de Oliveira Cunha; o Major da Companha Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) Edvaldo Cezar; a ONG Ecoassociados em nome de Arley Candido da Silva e o parceiro do meio ambiente do complexo industrial portuário de Suape, Manoel Francisco dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário