sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Matéria de 09/06/2015 do NE10. O que fizeram com os R$ 8 mihões da BR101 ???

Sem requalificação da BR-101, Governo de Pernambuco gasta R$ 8 milhões para tapar buracos


 


Amanda MirandaDo JC Trânsito

Pista, acostamentos e sinalização em mau estado de conservação, buracos e tráfego intenso nos dois sentidos. Problemas de drenagem. Recomendação de trafegar com prudência. Essas são as informações fornecidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre o trecho da BR-101 que vai de Abreu e Lima a Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ao todo, são 30 km de reclamações diárias de quem passa pela rodovia, que passa por serviços para tapar buracos.

Orçada em R$ 8 milhões, a obra tem previsão de durar dois anos. De acordo com a Secretaria das Cidades, os reparos começaram no último dia 2, em Jardim Paulista, e devem continuar no sentido Norte/Sul. Serão feitas inicialmente a operação tapa-buraco, a limpeza do sistema de drenagem, a capinação e a roçagem da via.


Em nota, o órgão estadual, responsável pela manutenção desse trecho da BR, afirmou que "localizou alguns pontos prioritários, onde há mais risco de acidentes e retração de trânsito" para iniciar o conserto.

A enfermeira Joana Queiroz, 28 anos, enfrenta congestionamentos na rodovia diariamente para ir de casa, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, ao trabalho, em Tejipió, no Recife. É uma hora para percorrer aproximadamente 15 quilômetros, a maior parte desse tempo presa nos trechos travados, próximos aos quilômetros 83 e 70, na pista que segue em direção ao Litoral Norte.


oana reclama que os buracos sempre estiveram na BR-101, mas esse problema tem ficado ainda pior recentemente. "Ontem (essa segunda-feira, 8) fiquei parada 40 minutos (no trecho próximo ao quilômetro 83). Só passava um carro por vez. Pensava que era acidente, mas era só o buraco", afirma. A enfermeira conta que, no ano passado, uma faixa foi recapeada, o que só aumentou o problema. "Até essa está esburacada. Além disso, tem o desnível em relação à outra", aponta. 

As crateras no sentido contrário, para o Litoral Sul, foram resolvidas pelos próprios moradores. "Levaram um caminhão com restos de construção, depositaram lá e melhorou." Para ela, por incrível que pareça, esse é o melhor caminho para o trabalho.


REQUALIFICAÇÃO - Os R$ 8 milhões que estão sendo gastos agora para tapar buracos na BR-101 fazem parte de uma medida para reduzir os riscos na rodovia enquanto é aguardado o novo projeto de requalificação. Segundo a Secretaria das Cidades, o plano está sendo revisado pelo Dnit.


A requalificação, no entanto, já havia sido licitada em 2013. Deveria estar pronta em 2016, com serviços como a troca das placas de concretos concluídos. Tinha até planos para não comprometer o trânsito durante a Copa do Mundo. O investimento seria de R$ 216 milhões, com R$ 182 milhões de recursos do Dnit e R$ 34 milhões do Governo do Estado.

O problema é que o consórcio vencedor, Mendes Júnior/LiderMac, desistiu do contrato. A empreiteira Mendes Júnior, que também deixou paradas as obras do Corredor Leste-Oeste, está com problemas financeiros desde que foi envolvida nas investigações da Operação Lava Jato, acusada de corrupção. Em março, o governo até tentou convencer a segunda colocada na licitação, a construtora Ferreira Guedes, a assumir o trabalho. Mas não conseguiu.

O secretário André de Paula esperava, em março, iniciar os procedimentos para a licitação em dois meses e a obra para tapar os buracos em um. Tudo atrasou. O contorno urbano da BR-101 no Grande Recife tem mais de 30 anos de construído - foi aberta em pista dupla em 1979, mas a pista simples é de 1966 - e problemas tão profundos que a manutenção já não os resolve. Por dia, entre 36 mil e 58 mil veículos trafegam na BR-101, dependendo do trecho, sendo 20% de caminhões.


Fonte:  http://noticias.ne10.uol.com.br/jc-transito/noticia/2015/06/09/sem-requalificacao-da-br-101-governo-de-pernambuco-gasta-r-8-milhoes-para-tapar-buracos-551000.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário