quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Recrut.AI é considerada ideia mais inovadora no INCO DAY




Solução criada pela empresa RH3 busca tornar mais ágil e assertivo o processo de recrutamento de profissionais com uso de inteligência artificial e machine learning

A RH3 teve sua solução Recruta.Ai escolhida como a ideia mais inovadora no INCO DAY 2017 (International Cooperation Day), promovido pela BraFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas, em dezembro. Associada ao SoftexRecife, a empresa desenvolve uma nova tecnologia de recrutamento de profissionais focada no uso inteligência artificial (IA) e machine learning. Com a premiação, ela passa acessar uma plataforma de colaboração internacional onde pode encontrar parceiros interessados em potencializar seu projeto.

Para o CEO da RH3, Patrick Gouy, a experiência da empresa na área de Recursos Humanos (RH) e o fato de a solução envolver o uso de IA foram determinantes na conquista do prêmio. “A solução é fruto de anos de experiência na área de RH e estamos trabalhando nela há quase um ano. Ela estava mais madura que as outras apresentadas. Além disso, estávamos tratando de algo que está em voga: inteligência artificial. Mas, fazemos isso de forma prática, mostrando os benefícios para quem for usar a solução”, explicou.

A empresa pernambucana disputou o título com mais de 100 ideias inscritas, considerando as etapas regionais. Já na final, apenas 10 projetos de todo Brasil foram selecionados e os representantes das companhias precisaram ir a São Paulo se apresentar. Os pitches ocorreram na Universidade de São Paulo (Usp), diante de uma banca formada por integrantes da academia, mercado e entidades da área de Tecnologia da Informação. As empresas finalistas eram sediadas no Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, São Paulo e no distrito federal.

Além de estar feliz com o reconhecimento, Gouy agora está de olho em outro benefício trazido pelo posto de 1º lugar no INCO DAY: o acesso a novos parceiros e ao mercado internacional. “O recrutamento de pessoas é feito de forma semelhante em todo o mundo. Então, queremos não só levar o Recrut.Ai para o mercado Brasil, como para o mercado global. Agora, a BraFIP vai possibilitar que a gente apresente o Recrut.Ai em uma plataforma de cooperação internacional para achar parceiros que nos ajudem no aperfeiçoamento da solução”, afirmou.

A RH3 participará um matchmaking da BraFIP em 2018. A iniciativa vai identificar companhias, universidades e centros de pesquisa da Europa e América Latina interessados em trabalhar no projeto da empresa pernambucana. Inspirada no modelo europeu de desenvolvimento baseado na pesquisa e inovação como fruto da cooperação entre diversos atores, a BraFIP quer auxiliar no desenvolvimento tecnológico do país com a formação de consórcios para projetos de P&D&I em colaboração internacional.

Recrut.Ai – A RH3 vem desenvolvendo a solução Recruta.Ai, desde março de 2017. Ela faz uso de inteligência artificial e machine learning com o objetivo de tornar mais ágil e assertivo o processo de seleção de novos colaboradores para empresas e instituições. Uma atividade considerada hoje determinante para o sucesso das empresas no mundo dos negócios. 

Para assegurar a escolha de pessoas certas, o Recruta.Aí atua em três vertentes: Triagem cognitiva (ler e entender os currículos); Aderência comportamental (mapear características da pessoa) e Score Preditivo (colher dados históricos do cliente para fazer predição). Na triagem, a solução é capaz de entender as informações colocadas nos documentos de apresentação dos candidatos, como formação, experiências e fluência em idioma.

“Os currículos não são dados estruturados, ou seja, não são tabelas. Eles precisam ser analisados e entendidos. É nesse ponto que entra a inteligência artificial e nossa solução é capaz de fazer isso de forma rápida e assertiva. A expectativa é que o Recrut.Ai faça a triagem de 1.000 currículos em apenas 10 segundos”, explica Gouy, acrescentando que, em média, os recrutadores gastam de três a 10 minutos para analisar apenas um currículo.

A plataforma também dá insights sobre a personalidade da pessoa, ao analisar um texto escrito pelo candidato usando a metodologia BIG5. “Podemos pegar um texto que a empresa tenha pedido para o candidato escrever ou que ele tenha disponibilizado nas redes sociais, e analisar a personalidade dele, seu perfil de liderança, amabilidade, abertura para experiência. Tudo isso é subsídio para uma boa seleção”, conta.

Por fim, a solução ainda pode aprender a identificar o perfil do profissional que tem sido melhor para a empresa, através dos dados do setor de Recursos Humanos. “Com base no modelo de negócio de cada empresa ou por cargo, podemos dizer qual a chance daquele candidato construir uma boa trajetória dentro da empresa. Isso é baseado na análise do histórico de funcionários e ex-funcionários da empresa”, detalha o CEO da RH3, acrescentando que a plataforma também aprende com o recrutador.




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