Solução criada pela empresa RH3
busca tornar mais ágil e assertivo o processo de recrutamento de profissionais
com uso de inteligência artificial e machine learning
A RH3 teve sua solução Recruta.Ai
escolhida como a ideia mais inovadora no INCO DAY 2017 (International
Cooperation Day), promovido pela BraFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação
em Plataformas Tecnológicas, em dezembro. Associada ao SoftexRecife, a empresa
desenvolve uma nova tecnologia de recrutamento de profissionais focada no uso
inteligência artificial (IA) e machine learning. Com a premiação, ela passa
acessar uma plataforma de colaboração internacional onde pode encontrar
parceiros interessados em potencializar seu projeto.
Para o CEO da RH3, Patrick Gouy,
a experiência da empresa na área de Recursos Humanos (RH) e o fato de a solução
envolver o uso de IA foram determinantes na conquista do prêmio. “A solução é
fruto de anos de experiência na área de RH e estamos trabalhando nela há quase
um ano. Ela estava mais madura que as outras apresentadas. Além disso,
estávamos tratando de algo que está em voga: inteligência artificial. Mas,
fazemos isso de forma prática, mostrando os benefícios para quem for usar a
solução”, explicou.
A empresa pernambucana disputou o
título com mais de 100 ideias inscritas, considerando as etapas regionais. Já
na final, apenas 10 projetos de todo Brasil foram selecionados e os
representantes das companhias precisaram ir a São Paulo se apresentar. Os
pitches ocorreram na Universidade de São Paulo (Usp), diante de uma banca
formada por integrantes da academia, mercado e entidades da área de Tecnologia
da Informação. As empresas finalistas eram sediadas no Rio Grande do Sul,
Paraná, Pernambuco, São Paulo e no distrito federal.
Além de estar feliz com o
reconhecimento, Gouy agora está de olho em outro benefício trazido pelo posto
de 1º lugar no INCO DAY: o acesso a novos parceiros e ao mercado internacional.
“O recrutamento de pessoas é feito de forma semelhante em todo o mundo. Então,
queremos não só levar o Recrut.Ai para o mercado Brasil, como para o mercado
global. Agora, a BraFIP vai possibilitar que a gente apresente o Recrut.Ai em
uma plataforma de cooperação internacional para achar parceiros que nos ajudem
no aperfeiçoamento da solução”, afirmou.
A RH3 participará um matchmaking
da BraFIP em 2018. A iniciativa vai identificar companhias, universidades e
centros de pesquisa da Europa e América Latina interessados em trabalhar no
projeto da empresa pernambucana. Inspirada no modelo europeu de desenvolvimento
baseado na pesquisa e inovação como fruto da cooperação entre diversos atores,
a BraFIP quer auxiliar no desenvolvimento tecnológico do país com a formação de
consórcios para projetos de P&D&I em colaboração internacional.
Recrut.Ai – A RH3 vem
desenvolvendo a solução Recruta.Ai, desde março de 2017. Ela faz uso de
inteligência artificial e machine learning com o objetivo de tornar mais ágil e
assertivo o processo de seleção de novos colaboradores para empresas e
instituições. Uma atividade considerada hoje determinante para o sucesso das
empresas no mundo dos negócios.
Para assegurar a escolha de
pessoas certas, o Recruta.Aí atua em três vertentes: Triagem cognitiva (ler e
entender os currículos); Aderência comportamental (mapear características da
pessoa) e Score Preditivo (colher dados históricos do cliente para fazer
predição). Na triagem, a solução é capaz de entender as informações colocadas
nos documentos de apresentação dos candidatos, como formação, experiências e
fluência em idioma.
“Os currículos não são dados
estruturados, ou seja, não são tabelas. Eles precisam ser analisados e
entendidos. É nesse ponto que entra a inteligência artificial e nossa solução é
capaz de fazer isso de forma rápida e assertiva. A expectativa é que o
Recrut.Ai faça a triagem de 1.000 currículos em apenas 10 segundos”, explica
Gouy, acrescentando que, em média, os recrutadores gastam de três a 10 minutos
para analisar apenas um currículo.
A plataforma também dá insights
sobre a personalidade da pessoa, ao analisar um texto escrito pelo candidato
usando a metodologia BIG5. “Podemos pegar um texto que a empresa tenha pedido
para o candidato escrever ou que ele tenha disponibilizado nas redes sociais, e
analisar a personalidade dele, seu perfil de liderança, amabilidade, abertura
para experiência. Tudo isso é subsídio para uma boa seleção”, conta.
Por fim, a solução ainda pode
aprender a identificar o perfil do profissional que tem sido melhor para a
empresa, através dos dados do setor de Recursos Humanos. “Com base no modelo de
negócio de cada empresa ou por cargo, podemos dizer qual a chance daquele
candidato construir uma boa trajetória dentro da empresa. Isso é baseado na
análise do histórico de funcionários e ex-funcionários da empresa”, detalha o
CEO da RH3, acrescentando que a plataforma também aprende com o recrutador.
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