segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Brasil precisa de nova estratégia para comércio internacional, diz embaixador

O embaixador Rubens Barbosa defendeu nesta quinta-feira que o país adote uma nova estratégia de comércio internacional.

Barbosa, que representou o Brasil em Washington e em Londres, sustenta que o país deve apostar mais em políticas bilaterais. "Temos de apostar em uma nova estratégia. A dos últimos anos está errada", apontou em painel sobre perspectivas econômicas para o Brasil.

"Pela primeira vez, o Brasil está exportando menos de 10% (do total vendido ao exterior) aos Estados Unidos, o maior mercado mundial", afirmou.

Para ele, o governo deve se relacionar de forma mais objetiva e menos ideológica com os americanos. "Não sabemos o que fazer com a nossa relação com os Estados Unidos. Não sabemos quais são os interesses nacionais".

O embaixador questionou a efetividade do bloco comercial do Mercosul. "Temos que repensar a integração regional. O Mercosul terá de ser mudado".

O Brasil, segundo ele, precisa enfrentar as ações de "dumping" e as práticas comerciais chinesas na América do Sul. "A China é o maior desafio nessa região. Ela compete com o Brasil", reforçou.

Entre as propostas para maior desenvolvimento econômico do país, Barbosa acredita que o Brasil deveria aproveitar a fragilidade de países desenvolvidos para ganhar mercado, em detrimento das relações com países do hemisfério sul.

Gabriel Baldochi, Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário