quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mestrando da UFPE profere palestra na ANTAQ sobre bioinvasores nos portos brasileiros



O mestrando da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Valmir Pessoa Campos, palestrou, na sede da ANTAQ, em Brasília, sobre distribuição geográfica de bioinvasores em portos brasileiros como subsídio à gestão ambiental no Porto de Suape (PE).

Durante a apresentação, Campos abordou temas como água de lastro, dragagem, bactérias, algas, entre outros. O mestrando apresentou, ainda, imagens do descarte da água de lastro em Suape e da bioincrustação em casco de embarcação e defensa no píer do porto.

Valmir Pessoa Campos apontou o objetivo geral que pretende alcançar com seu trabalho acadêmico: “estudar a dispersão de espécies exóticas marinhas nos portos brasileiros e a possibilidade de sua invasão no Porto de Suape”.

Além disso, há os objetivos específicos da tese. Entre eles estão: elaborar um check-list das espécies invasoras marinhas; elaborar mapas temáticos com as espécies invasoras marinhas; analisar os procedimentos de contenção dos bioinvasores em outros portos; e atualizar os conhecimentos dos parâmetros ambientais do Porto de Suape a fim de possibilitar a análise de quais as espécies são mais susceptíveis de invasão.

A palestra do mestrando Valmir Pessoa Campos estará disponível no site da ANTAQ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário