quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Obras de Suape perto de começar



Trecho da Transnordestina que pas­sa­rá pelo Porto deve ser ini­cia­do em ou­tu­bro

Os im­pas­ses sobre o tra­ça­do da fer­ro­via Transnordestina que pas­sa­rá pelo Complexo Industrial Portuário de Suape estão perto de um fim. Repre­sentantes da Companhia Side­rúrgica Nacional (CSN) vão se reu­nir com a di­re­to­ria do ter­mi­nal ma­rí­ti­mo na se­ma­na que vem para apre­sen­tar os de­ta­lhes do novo pro­je­to, que já foi ex­pos­to à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A che­ga­da ao Porto pre­ci­sou ser al­te­ra­da por conta das ex­pan­sões dos mu­ni­cí­pios cir­cun­vi­zi­nhos. Fontes re­ve­la­ram à Folha de Pernambuco que as obras podem ini­ciar no pró­xi­mo mês e que o con­tra­to com a em­pre­sa res­pon­sá­vel es­ta­ria “pra­ti­ca­men­te as­si­na­do”.

A in­ten­ção é apro­vei­tar o tra­ça­do que co­nec­ta­va Suape a Porto Real do Colégio, em Alagoas. Para isso, será ne­ces­sá­ria a de­sa­pro­pria­ção de 16 qui­lô­me­tros. Além disso, ou­tros 120 qui­lô­me­tros tam­bém terão que pas­sar por in­ter­ven­ções. “No pro­je­to an­te­rior, a fer­ro­via pas­sa­va pró­xi­ma à área ur­ba­na de Ipojuca e den­tro de uma bar­ra­gem cha­ma­da de Engenho Maranhão, que aten­de à ofer­ta de água de Suape”, es­cla­re­ceu o pre­si­den­te do Complexo Industrial e se­cre­tá­rio es­ta­dual de Desenvolvi­mento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.

Um dos pon­tos que es­ti­ve­ram em dis­cus­são foi a exis­tên­cia de um ramal fer­ro­viá­rio que passa por den­tro de Suape. A Transnordestina Logística, que res­pon­de pelas obras, que­ria uti­li­zá-lo, mas o ter­mi­nal ma­rí­ti­mo quer que ele sirva para aten­der os pas­sa­gei­ros dos fu­tu­ros Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). “Ela (a Trans­nordestina) vai ter que fazer um se­gun­do ramal e não po­de­rá usar o nosso tra­ça­do in­ter­no.

 É uma de­ci­são que já foi to­ma­da. Vai pas­sar do lado do ramal que exis­te, o que re­pre­sen­ta um custo ba­ra­tea­do, por­que a in­fraes­tru­tu­ra está pron­ta”, adian­tou o di­re­tor de Enge­nharia e Meio Ambiente do Porto, Ricardo Padilha. Leia matéria completa


Fonte: http://www.portosenavios.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário