terça-feira, 12 de outubro de 2010

Recife terá montadora de navios


De um estaleiro no Complexo de Suape para um canteiro naval no Porto do Recife. As negociações para a mudança no endereço e no perfil do investimento do Grupo Schahin em Pernambuco estão em processo avançado.
 
A empresa corre contra o tempo para atender o prazo firmado com a Petrobras, de entregar um navio-plataforma FPSO de US$ 1,5 bilhão em outubro de 2012. Como erguer uma fábrica de embarcações de R$ 300 milhões em Suape poderia levar até três anos, optou por um “plano B”.
 
 A unidade de montagem no ancoradouro da capital pernambucana pode ser construída em, no máximo, seis meses. O contrato ainda não foi assinado, mas as estimativas oficiais são de que tudo estará resolvido até o final deste ano.
 
O novo valor do investimento também não foi definido. Confirmados apenas os 1.500 postos de trabalho, podendo chegar a 1.800 no período de pico de operação. Diferentemente de um estaleiro, onde chapas de aço se transformam em um navio, o canteiro naval realiza a montagem e integração de cada um dos módulos da plataforma. Todos eles vão atracar prontos no Porto do Recife.

O casco da embarcação, por exemplo, virá da China – está previsto para chegar em novembro de 2011. Ficará parado no ancoradouro recifense até que sejam acoplados todos os componentes.

O empreendimento vai ocupar uma área de 69 mil metros quadrados (m²) que compreende o Cais 2 e a sua parte de trás. Leia mais

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário