segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Especialistas divergem sobre expansão da malha rodoviária


Especialistas divergem sobre o aumento de investimentos na expansão da malha rodoviária no País. O diretor-geral do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), Paulo Fleury, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), avalia que a solução do gargalo no transporte está na construção de ferrovias para trens interestaduais, tanto para cargas como para passageiros.

Segundo ele, o governo deveria sobretaxar os pedágios e oferecer o transporte coletivo em vez de aportar pesados recursos na ampliação de estradas.

As condições das rodovias, segundo Fleury, melhoraram após os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No período 2003 a 2008, a média anual de investimentos do setor público mais que dobrou nas rodovias, comparada aos aportes realizados de 1999 a 2002, no governo anterior.

A média passou de R$ 687,7 milhões para cerca de R$ 1,4 bilhão. Os investimentos privados também avançaram, num ritmo ainda maior, como reflexo do processo de privatização iniciado na década de 90.
“Os investimentos do PAC e das concessionárias melhoraram muito a qualidade das rodovias, mas pouco ou quase nada se expandiu em quilometragem”.

Os maiores gargalos, destaca ele, estão nas rodovias que ligam grandes cidades como Rio e São Paulo e nas estradas que escoam grãos no Centro-Oeste. No primeiro caso, as estradas não comportam o crescimento da frota de veículos. No segundo, falta infraestrutura para permitir o transporte da carga
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Fonte: http://modallbrasil.wordpress.com/

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