As exportações brasileiras de produtos orgânicos somaram US$ 108,2 milhões este ano, um aumento de 60% em relação ao ano passado. As vendas partiram das 72 empresas do Projeto Organics Brasil, que exportaram para um total de 70 países, sendo que o setor de alimentos representou 96% do total exportado.
Os principais produtos embarcados foram açúcar, polpa de fruta, como açaí, acerola e laranja; mel, castanhas e café. Os cosméticos orgânicos também foram embarcados para o exterior e representaram um crescimento de 25% em comparação a 2009.
Para 2011, o Projeto Organics Brasil acredita em um aumento contínuo das exportações, com destaque para os produtos semi-industrializados e a granel. No mercado interno, há uma forte expectativa pelo crescimento das vendas com a oficialização do selo nacional de orgânicos.
"A oficialização da regulamentação nacional permite rastreabilidade e credibilidade, permitindo crescimento nos negócios", afirmou em nota o coordenador do projeto, Ming Liu.
Segundo a nota, este ano os produtos exportados com marca própria tiveram uma redução de 25% se comparado a 2009. Com o crescimento no mercado interno, as empresas optaram por investir no país.
"No mercado externo, a taxa de câmbio dificultou a competitividade, além do alto custo de promoção de uma marca própria no mercado internacional, muitas vezes proibitivo para as pequenas e médias empresas", disse Liu.
Atualmente, as exportações de orgânicos foram embarcadas principalmente para os Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Espanha, Coréia do Sul, China e Austrália.
Fonte: Ascom ANBA
Os principais produtos embarcados foram açúcar, polpa de fruta, como açaí, acerola e laranja; mel, castanhas e café. Os cosméticos orgânicos também foram embarcados para o exterior e representaram um crescimento de 25% em comparação a 2009.
Para 2011, o Projeto Organics Brasil acredita em um aumento contínuo das exportações, com destaque para os produtos semi-industrializados e a granel. No mercado interno, há uma forte expectativa pelo crescimento das vendas com a oficialização do selo nacional de orgânicos.
"A oficialização da regulamentação nacional permite rastreabilidade e credibilidade, permitindo crescimento nos negócios", afirmou em nota o coordenador do projeto, Ming Liu.
Segundo a nota, este ano os produtos exportados com marca própria tiveram uma redução de 25% se comparado a 2009. Com o crescimento no mercado interno, as empresas optaram por investir no país.
"No mercado externo, a taxa de câmbio dificultou a competitividade, além do alto custo de promoção de uma marca própria no mercado internacional, muitas vezes proibitivo para as pequenas e médias empresas", disse Liu.
Atualmente, as exportações de orgânicos foram embarcadas principalmente para os Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Espanha, Coréia do Sul, China e Austrália.
Fonte: Ascom ANBA
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