terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Primeira embarcação oceanográfica importada da Noruega chega ao Brasil


Será realizado nesta terça-feira (21), no Espaço Cultural da Marinha do RJ, o coquetel de lançamento do Navio GSO Marechal Rondon. Em um investimento de R$ 30 milhões, a Geodata Serviços Offshore, empresa atuante no mercado de serviços ambientais e oceanográficos ligados à exploração de petróleo offshore adquiriu três embarcações oceanográficas vindas da Noruega.
A primeira é a GSO Marechal Rondon, que estará aberta para visitação hoje.
 A Geodata é controlada pela Georadar Levantamentos Geofísicos, empresa de geosserviços que atua nos segmentos de óleo e gás, de mineração e de monitoramento, diagnóstico e remediação ambiental.
  
Quando os três navios estiverem em pleno funcionamento, a meta de faturamento da empresa é de R$ 200 milhões ao ano. Tanto o GSO Marechal Rondon, quanto os outros navios encomendados, chegarão ao Brasil inteiramente aptos à operação, com equipamentos, tripulantes e equipe técnica embarcada.
 Toda a equipe de trabalho passou por treinamentos especiais de operação dos equipamentos instalados.
 As embarcações estão capacitadas para coleta de solo para estudos geoquímicos, inspeção de dutos e equipamentos e também foram adaptadas para receberem ROVs (remotely operated vehicle).
São embarcações de pesquisa que poderão fazer coleta de materiais e serviços como medições oceanográficas por satélite, imagens de fundo oceânico e amostragem e análise com Piston-core e Box-core, entre outros. .
 As pesquisas acontecerão em todos os campos já conhecidos e os novos da costa do Brasil. Eventualmente poderão ser feitos estudos marinhos não voltados para o petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário