terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Transpetro anuncia nova licitação de navios

RIO – A Transpetro informou ontem o cancelamento da licitação de oito navios destinados ao transporte de produtos de derivados de petróleo, que seriam construídos no Brasil, dentro da segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

A empresa abrirá, até o fim deste mês, uma nova licitação para a contratação dos navios.
Cinco deles, com capacidade para 30 mil toneladas de porte bruto cada um, seriam construídos pelo estaleiro Rio Nave (RJ), que havia firmado contrato com a subsidiária da Petrobras.
 
Os outros três chegaram a ser negociados com o Estaleiro Mauá, mas não houve acordo quanto aos preços e o contrato não foi assinado. Com o cancelamento das licitações, os oito navios serão agora licitados em dois lotes.
 
Este mês, o Rio Nave e a Transpetro concordaram em cancelar o contrato de cinco navios de produtos de 30 mil toneladas porque o estaleiro não apresentou, no prazo determinado, a documentação necessária para que a construção dos navios pudesse começar.
 
Essa documentação – garantias de condições técnicas, financeiras e operacionais – é que, segundo nota da empresa, daria eficácia ao contrato, ou seja, condições para que as obras fossem iniciadas.
 
 Já a licitação para a construção de três navios de produtos de 45 mil toneladas havia sido cancelada em novembro. O Estaleiro Mauá, que disputava este lote com três navios, tem um outro contrato com a Transpetro, em plena eficácia, para a construção de quatro navios de produtos, com capacidade para 48 mil toneladas de porte bruto, cada.
 
Dois destes navios, o Celso Furtado e o Sérgio Buarque de Holanda, já foram lançados ao mar este ano.
 
Os outros dois estaleiros fluminenses com contratos em eficácia são o Eisa, que está construindo quatro petroleiros Panamax com capacidade para 73 mil toneladas de porte bruto, e o Superpesa, contratado para fabricar três navios de transporte de bunker (combustível para navios).
 
Dos 49 navios que compõem o Promef (23 na fase I e 26 na fase II), 41 já foram contratados com investimento de R$ 9,6 bilhões. Destes, 11 navios estão sendo construídos no Estado do Rio e outros 30 em Pernambuco pelos estaleiros Atlântico Sul e Promar.

Fonte: Jornal do Commercio

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