terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Robô é convidado ilustre no lançamento da Fiat em Suape

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva não será o único convidado ilustre da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da Fiat, que acontece hoje no Complexo Industrial Portuário de Suape. Além dele teremos o Smart NJ4, um robô de última geração, que vai interagir com um dos principais lançamentos da montadora italiana em 2010 – o Novo Uno.

Como ainda não existe linha de produção em Suape, o Smart NJ4 vai apenas simular a manipulação da roda do veículo. Lá em Betim (MG), onde a Fiat possui uma unidade desde 1976, são 90 robôs desse tipo atuando nas mais diversas operações e outros 40 deverão ser instalados em fevereiro.

Eles são especializados em solda, cola e dobramento de partes da carroceria. Quando estendidos, medem 2,6 metros de altura e suportam até 130 quilos.

´É um robô de porte médio bastante utilizado na indústria automobilística. Ele está presente não somente nas linhas de montagem da Fiat como também na Renault e na Magnetti Marelli, entre outras`, explica o diretor mundial da unidade Service da Comau, Hiran Reis.

A Comau é uma das empresas do grupo Fiat, referência em fornecimento de linhas de produção automatizadas e gestão de ativos industriais. Já atua em Pernambuco na fábrica da Lanxess, no Cabo de Santo Agostinho, na manutenção dos equipamentos.

Em Betim, a Comau tem 1,4 mil colaboradores e é responsável por toda a manutenção da unidade da Fiat, além de ter sido responsável pela montagem das linhas de produção do Novo Uno. ´Estamos torcendo para montar também as linhas de Pernambuco, mas as negociações ainda não foram iniciadas`, comentou Reis.

O anúncio oficial da fábrica da Fiat em Suape, a segunda no Brasil depois de 34 anos, foi feito no último dia 14, em Salgueiro, no Sertão. Na ocasião, o presidente para a América Latina da montadora Cledorvino Belini e o governador Eduardo Campos assinaram um protocolo de intenções na presença do presidente Lula.

Trata-se de um investimento de R$ 3 bilhões, dinheiro a ser aplicado na construção da fábrica, do centro de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e plataformas e no treinamento de recursos humanos.

Devem ser geradas 3,5 mil vagas, sem contar os empregos que serão criados através das sistemistas.
Segundo o governo estadual, são cerca de 50 empresas interessadas em se instalar no entorno da unidade, que terá capacidade para produzir 200 mil veículos/ano.

 O projeto prevê a produção de uma nova família de veículos no Brasil, um modelo compacto para enfrentar principalmente a concorrência chinesa.

O governo do estado já enviou à Assembleia Legislativa uma mensagem com o projeto de lei autorizando a doação de dois terrenos à Fiat do Brasil, totalizando 440 hectares no município de Cabo de Santo Agostinho. A mensagem foi publicada no Diário Oficial do último sábado, dia 25.

Fonte: http://modallbrasil.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário