sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cargueiro movido a energia eólica e diesel elétrico nos portos brasileiros




O revolucionário cargueiro E-Ship 1, ruma pelos portos brasileiros. O grande diferencial é que se trata da única embarcação do mundo movida por fonte híbrida, isto é, a força dos ventos (captada por meio de quatro potentes torres de 27 metros de altura por 4 de diâmetro) e a propulsão diesel-elétrica.

 O E-Ship 1 está previsto para atracar em três portos brasileiros: o primeiro foi o Porto do Pecém (CE)  no dia 11 de janeiro. Os próximos serão o Porto do Rio Grande (RS), no dia 20 de janeiro, e o Porto de Santos (SP), no dia 24 de janeiro.

O E-Ship 1 iniciou sua viagem partindo do Porto de Emden, na Alemanha. O cargueiro foi projetado pela Enercon GmbH, uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas no mundo e líder em tecnologia.

Nesta sua primeira vinda ao Brasil, está trazendo componentes para turbinas eólicas que são produzidas pela sua subsidiaria Wobben Windpower, com unidades instaladas em Sorocaba – SP e Pecém – CE.

No seu retorno exportará os produtos de fabricação da Wobben como pás para aerogeradores, valorizando as exportações de produtos brasileiros e incentivando a nacionalização de seus fornecedores, fruto de uma forte política de exportações da unidade instalada no Brasil.

O E-Ship 1 faz uso do chamado “Efeito Magnus” para propulsão. Quatro rotores cilíndricos combinados com motores elétricos que giram e ficam instalados no convés principal.

Estes giros associados ao efeito do vento lateral criam uma força que ajuda a impulsionar o navio.  Estes rotores, somados a outros avanços tecnológicos do navio, permitem reduzir significativamente o consumo de combustível, reduzindo as emissões que habitualmente registram os navios de semelhante porte.  

Além dos rotores, nove geradores a diesel equipam o navio com uma potência total de 3,5 MW. A super estrutura do navio está localizada na proa; há três conveses (pisos) e dois guindastes por bombordo, com longas lanças e capacidade de carga de 80 e 120 toneladas. O navio possui uma rampa traseira e pode operar como um navio de carga Roll-on/Roll-off.

Fonte:http://www.conexaomaritima.com.br

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