quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Frota reefer perde participação no mercado



As embarcações especializadas destinadas ao transporte de cargas frigorificadas têm perdido terreno para o segmento de porta-contêineres.

Nos últimos anos, as operadoras reefer têm sentido uma pressão considerável das linhas de contêineres, que entraram em competição direta pelo mercado de itens perecíveis e obtido participação cada vez maior no segmento - em um processo semelhante ao observado no passado, quando as cargas conteinerizadas superaram o transporte de carga geral, segundo analistas.

Porém, segundo o gerente geral da transportadora reefer Seatrade, Yntze Buitenwerf, o segmento não deve desaparecer do mercado. "Todos dizem que que os navios reefer estão sumindo, mas isso não é uma verdade. Não estamos desaparecendo, apenas deixamos de crescer enquanto o mercado continua em crescimento", considera o executivo.

Buitenwerf reconhece que as embarcações continuam a perder market share em relação ao segmento de contêineres. "Em 2008, 30 milhões de toneladas - ou 45% dos 72 milhões de toneladas reefer - foram transportadas em navios especializados", disse o executivo. "O fato importante é que o montante transitado pelos navios refrigerados cairá para cerca de 20 milhões de toneladas nos próximos anos."

Segundo o executivo, isso se deve pela idade média da frota especializada, que é superior a 20 anos. Como não foram efetuadas encomendas para unidades de pequeno e médio porte do segmento nos últimos dez anos, a projeção é que a frota diminua pela metade daqui a dez anos.

Outras informações e matérias com os principais armadores, agentes de carga e câmaras de comércio atuantes no mercado reefer podem ser conferidas na edição 450 do Guia Marítimo - Especial Carga Reefer, disponível a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Fonte: http://www.guiamaritimo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário