sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nordeste terá nova linha de transmissão



A empresa pernambucana Multiempreendimentos foi contratada para fazer os projetos básicos, executivos e as obras de 520 quilômetros de linhas de transmissão de energia que deverão estar concluídas até junho de 2012. Elas vão escoar a produção da energia de vários parques eólicos que estão se implantando na região.

A Multiempreendimentos foi contratada pela construtora Incomisa. A dona da concessão das linhas é a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que ganhou o leilão para operar o empreendimento, que vai demandar um investimento estimado em R$ 110 milhões.

As novas linhas de transmissão são divididas em três lotes A, B e C localizados ,respectivamente, no Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará, que concentram grande parte dos futuros parques eólicos do País. Segundo técnicos do setor elétrico, as novas linhas são necessárias para não sobrecarregar as já existentes.

No último dia 4 de fevereiro, sete Estados do Nordeste ficaram às escuras devido a um problema na linha de transmissão da subestação de Jatobá, no Sertão do Estado. A sobrecarga nos pontos existentes poderia deixar o sistema mais frágil.

O diretor comercial da Multiempreendimentos, Luiz Carlos Ribeiro, afirmou que as novas linhas estão sendo projetadas para atender as eólicas vencedoras do leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2009.

No atual modelo do setor elétrico, o governo federal realiza leilões e os vencedores começam a implantar o empreendimento depois de ganhar a concorrência, que garante a compra de energia por um período de até 30 anos.

No leilão das eólicas de 2009, os parques vencedores ficaram de implantar 1.800 megawatts (MW) de energia, que devem começar a ser vendidos até julho de 2012. “Cerca de 90% desses empreendimentos estão no Nordeste”, disse o diretor comercial do grupo Andrade & Canellas, Rogério Almeida.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário