domingo, 20 de fevereiro de 2011

Vale interessada em investir no estado



 

Roger Angelli, presidente da companhia, conheceu ontem projetos em várias áreas

A Vale está prospectando negócios em Pernambuco. Ontem, o presidente da companhia Roger Agnelli almoçou com o governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas, e revelou interesse em investir no estado.

Durante o encontro, que durou mais de três horas, foram apresentados ao executivo projetos nas áreas de logística, navegação, infraestrutura urbana e de energias renováveis.

Nem o governador nem Agnelli falou com imprensa após a reunião. Escalado como porta-voz, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, disse que a Vale é uma empresa global e que chegou a hora da companhia mostrar seu interesse por Pernambuco. ´Estamos passando por um momento de desenvolvimento que chama a atenção de pequenos, médios e grandes grupos, como a Vale`, declarou.

Segundo o secretário, a visita de ontem foi ´de cortesia` e serviu para a Vale comunicar que está fazendo estudos em Pernambuco. ´A Vale tem projetos em diversas áreas, como mineração, logística, fertilizantes e energia. E Pernambuco hoje é umpolo capaz de despertar o interesse da empresa em diversas áreas. Pernambuco está nos planos da Vale`, completou, sem especificar um projeto ou uma área para investimento


Entre as possibilidades, Geraldo Júlio citou o potencial de Suape na área naval. ´A Vale compra muitos navios para fazer transporte marítimo de cabotagem e de longo curso`, afirmou.

No campo logístico, o secretário lembrou que a Vale possui duas estradas de ferro no Nordeste – Carajás, que liga São Luís (MA) a Parauapebas (PA), e a Ferrovia Centro-Atlântica, que parte de Sergipe em direção ao Sudeste – e que pode haver interesse na interligação com a Transnordestina. A construção de um terminal de minérios no Porto de Suape seria outra opção.

Na área de fertilizantes, a Vale poderia se beneficiar da produção de produtos nitrogenados, como ureia e amônia, pela Refinaria Abreu e Lima. A Petrobras é uma das maiores produtoras de matérias para esse setor. Na próxima semana, técnicos de várias áreas da Vale estarão na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para definir uma agenda de trabalho. ´Ter um investimento de uma companhia como a Vale é importante para qualquer estado.

Coloca Pernambuco em uma posição de destaque`, salientou o secretário.

A Vale foi criada em 1942 pelo governo brasileiro e privatizada em 1997. Hoje, a empresa tem alcance global e mais de 115 mil colaboradores, entre próprios e terceirizados, atuando em 38 países nos cinco continentes. A mineração é uma das suas principais linhas de negócio, com foco sobretudo em minério de ferro e pelotas, níquel e alumínio.

Na área siderúrgica, são cinco empresas. No campo de infraestrutura logística, são 10.179 quilômetros de ferrovias e nove terminais portuários. Em energia, são 12 hidrelétricas em operação e uma em implantação, além de produção de biodiesel na Amazônia e exploração de gás natural nas bacias de Santos, Espírito Santo, Pará-Maranhão e Parnaíba. (M.B. // Diário de PE)

Fonte: http://escadaedesenvolvimento.wordpress.com/

Um comentário: