segunda-feira, 21 de março de 2011

Atrasa entrega de 1º navio do Atlântico Sul

Quase um ano após o lançamento ao mar, em maio do ano passado, o navio João Cândido ainda passa pela fase de acabamento no cais do Estaleiro Atlântico Sul, em Suape.
A entrega da embarcação à Petrobras Transporte (Transpetro), prevista para ocorrer entre abril e maio deste ano, teve que ser adiada para o segundo semestre.
Após a conclusão do acabamento, o petroleiro ainda terá que ser docado (rebocado) de volta ao dique seco, onde será realizada a chamada docagem de entrega.

O João Cândido ainda terá de ser docado (rebocado) de volta ao dique seco. Segundo nota divulgada pelo EAS, os ajustes que estão sendo feitos atualmente no João Cândido envolvem os sistemas de vapor, água e óleo, entre outros, e também a casa de bombas.
Quando essa parte for concluída, a embarcação passará por uma faxina geral no dique seco antes de receber a pintura final. O processo é necessário para remover resíduos e algas que se acumularam durante o tempo em que ficou ancorada no cais, sob pena de ter sua performance comprometida.

´Concluída essa fase, o navio passará pelas provas de mar e será entregue aoarmador`, diz a nota do estaleiro. As provas de mar são testes a que o navio é submetido antes de sua entrada em operação comercial.
 Com uma tripulação mínima, são testados o leme, âncoras, potência do motor etc, em cursos previamente estabelecidos. Os testes podem durar dias e tudo é anotado em planilhas. Caso algum teste não saia satisfatório, a manobra é repetida até a aprovação final. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário