segunda-feira, 21 de março de 2011

Brasil registra recorde de movimentação portuária de cargas



Portos e terminais de uso privativo brasileiros movimentaram 833 milhões de toneladas em 2010, batendo o recorde histórico da movimentação de cargas. O número é 13,7% maior que em 2009, quando circularam pelas instalações portuárias 733 milhões de toneladas.

 O crescimento superou as expectativas da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), que estimava que fossem movimentadas 760 milhões de toneladas.

“O excelente desempenho das commodities, em especial do minério de ferro, derrubou as previsões mais otimistas”, explicou o diretor-geral da Agência, Fernando Fialho, por meio de nota da assessoria de imprensa.

Para ele, a recuperação econômica de importantes parceiros comerciais, como o Japão e a Alemanha, foi determinante para a elevação da tonelagem movimentada de minério. “Em 2011, a expectativa é de que haja um novo aumento, que vai depender da solidez da recuperação econômica mundial delineada em 2010”, conclui.

O minério de ferro respondeu por cerca de 38% do total de cargas transacionadas, registrando uma movimentação de 311 milhões de toneladas e um crescimento de 16,1% em relação a 2009.

Assim, apresentou-se como o de maior tonelagem movimentada da série histórica de minério de ferro, situando-se 11% acima do antigo recorde, alcançado em 2008.

Fonte: Jornal do Commercio (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário