sexta-feira, 4 de março de 2011

Convênio qualificará 400 trabalhadores

 
 
O Estaleiro Naval Promar fechou convênio com as secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia (Setec) e de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep) para qualificar 400 profissionais para a indústria naval. Serão 200 vagas de nível técnico e 200 de nível superior, atendendo ao setor da indústria naval.

O Promar é o segundo estaleiro a ser instalado em Pernambuco e deve demandar mão de obra qualificada até o fim de 2012. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, daqui a cerca de um mês, um técnico do estaleiro vai apresentar todos os detalhes necessários para que os cursos sejam fechados. “Recebemos a ideia geral da demanda, mas só com essas informações poderemos marcar o início das atividades.

Serão qualificados técnicos para soldagem, certificação, montagem e operação de máquinas de alto valor. Além disso, engenheiros das áreas civil, mecânica e eletrotécnica”, disse o secretário.
Granja explicou ainda que já existem editais formatados na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) para outros processos de capacitação de mão de obra. “São voltados para profissionais graduados, como engenheiros, e vai funcionar como uma pós-graduação profissional na categoria de residência”, disse.

Os investimentos no Promar, para montagem de oito navios gaseiros, chegam a R$ 960 milhões. O montante é proveniente de contrato com a Transpetro, por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). A previsão é de que esse estaleiro gere cerca de dois mil empregos diretos para construção dos navios que farão o transporte de gases liquefeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário