quarta-feira, 23 de março de 2011

Estudo aponta escassez de navios em 2012



De acordo com análise da Macquarie Equities Research, poderá haver uma escassez de porta-contêineres em 2012, em virtude do baixo índice egistrado na carteira de encomendas para novas embarcações - o mais baixo em 10 anos.

Em seu último relatório sobre o setor maritimo, a Macquarie apurou que a atual carteira de encomendas produziria um incremento de 10% no tamanho da frota global para o próximo ano, mas que o número seria reduzido para 6% em 2012.

"Com base em nossa perspectiva de que os volumes alcançariam um crescimento mínimo de 8% ao ano, estamos encarando uma potencial escassez de capacidade em 2012", declaram os autores do estudo, acrescentando que o nível atual da carteira de encomendas estaria se equiparando ao observado em 2003, antes do último boom nos lucros para porta-contêineres.

Por sua vez, a Alphaliner estima que cerca de 6,7% da carteira de encomendas foi cancelada desde o início da crise financeira em outubro de 2008, levando em conta o sucateamento de embarcações, que também contribuiu para a diminuição da capacidade global.

Em 2009, apenas dois novos pedidos para porta-contêineres foram efetuados. Neste ano, as 55 unidades encomendadas equivalem a apenas 2,2% da frota existente. Leia mais

Fonte: http://blogisticanoticias.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Podemos pensar no futuro, neste caso, segundo esta materia, agir-mos com um pouco mais de urgência, em agregar serviços, como por exemplo, a construção de ferrovias para auxiliar ao máritimo. Infelismente o sistema ferroviário tambem é um pouco lento e sua estruturação tambem um pouco caro, porem temos como vantagem que, a manuntenção e o sucateamento tanto das proprias ferrovias como as dos trens vagões são mais lentas, pois são robustos.

    André Barcelar
    Gestor portuário
    Esp. MBA em Logística Empresarial

    ResponderExcluir