segunda-feira, 7 de março de 2011

Estudo trará impactos e projeções futuras



Em abril, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem) deverá lançar estudo de impacto econômico e projeções futuras para o Estado depois que grandes empreendimentos estruturadores entrarem em operação. “Precisamos ter cuidado e nos planejar bem para que a região cresça de maneira ordenada depois da consolidação da Petroquímica Suape, da Refinaria Abreu e Lima, do Polo Farmacoquímico, em Goiana e outros que tendem a mudar a matriz econômica do Estado.

 É necessário construir projeções do que vai acontecer nos próximos ciclos da economia”, explicou o diretor-presidente da Condepe/Fidem, Antônio Alexandre. O levantamento, que está em fase de conclusão, vai mostrar os impactos dos grandes e médios investimentos e a influência destes setores na economia.

Com isso, será possível identificar quais segmentos geram ou demandam mais empregos, quem vai ofertar mão de obra para estes mercados e qual o perfil da mão de obra. “São respostas importantes para induzir a preparação de acordo com a demanda para suprir as necessidades que essas empresas terão.

 O desenvolvimento do Estado está atrelado à nossa capacidade qualificar pessoas para dar conta dos empregos que vão surgir”, enfatizou. Em paralelo ao estudo, a Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo está planejando a ampliação da rede de educação profissional para atender a oferta de emprego na região.

De acordo com o diretor executivo de Estudos, Pesquisas e Estatística da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, outra preocupação é a falta de qualificação de profissionais para oferecer as capacitações de pessoal para atendera  demanda dos empreendimentos.

Jamille Coelho // Folha de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário