domingo, 17 de abril de 2011

Comércio exterior em alta abre oportunidades



Profissional que domina a língua inglesa, com facilidade de comunicação, interesse em negócios e disponibilidade para conhecer outros países e culturas. Essas são as características que empresas exportadoras e firmas especializadas em Maringá e região buscam no mercado.

No ano passado, o Maringá exportou o equivalente a US$ 1,9 bilhão e o mercado de importações ganhou fôlego com a fortalecimento do real frente ao dólar. Mas o ritmo de crescimento do setor não é acompanhado pela oferta de profissionais qualificados.

"Recentemente contratei uma pessoa de Itajaí (SC) e outra de Porto Alegre (RS)", diz a diretora da Global Assessoria em Comércio Exterior, Renata Mestriner.

"Muitas empresas de Maringá estão buscando profissionais em São Paulo", completa Renata, que também é vice-presidente para Assuntos de Comércio Exterior na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e presidente do Instituto Mercosul.

Ela afirma que as pessoas interessadas em entrar nesse mercado precisam ser antenadas, ter raciocínio rápido, "feeling" para negócios e dominar o inglês. "Os cursos de graduação com melhor perfil para esse mercado são Administração, Economia, Secretariado Bilíngue ou Trilíngue, além de Administração com ênfase em Comércio Exterior", afirma.

A experiência também é valorizada. "A pessoa deve participar das diversas feiras que são promovidas na região, além de cursos, como os que o Instituto Mercosul promove sempre", recomenda Renata. A Global presta assessoria a empresas locais que vendem principalmente para a Ásia e importadores de produtos dos Estados Unidos, Europa e África.

 O diretor comercial da Jadon Export & Import, David Pecker Namer, afirma que a região de Maringá não tem profissionais preparados em quantidade suficiente para abastecer o mercado. "Hoje, o mercado procura principalmente profissionais com formação nas áreas de Marketing e Comércio Exterior", destaca Pecker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário