quarta-feira, 20 de abril de 2011

Crescimento de porta-contêineres levanta questões

Aposta em novas séries pode acarretar em unidades menores ociosas.


A frota global de porta-contêineres atualmente possui 1.290 embarcações com capacidade entre 4.000 Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés) e 8.500 Teus, além de outras 196 embarcações já encomendadas para serem entregues até 2014, estando a maioria delas prevista para lançamento até o final do próximo ano, de acordo com levantamento da Conteinerisation International.

Os dados também mostram um crescimento rápido nos tamanhos de navios nos trades entre Ásia e Europa, onde os navios mais largos serão alocados. Já há 64 embarcações com capacidade acima dos 10.000 Teus operando na rota, 112 com capacidade de 8.500 Teus e mais 177 com capacidade entre 4.000 Teus 8.500 Teus fazendo o trajeto entre os dois continentes.

Se as previsões do diretor financeiro da Orient Overseas International Ltd, Ken Cambie, estão corretas, entre 200 e 300 navios terão que encontrar uso alternativo em menos de quatro anos. Não muito tempo atrás embarcações com capacidade de 8.000 Teus eram consideradas os "burros de cargas" do trade Ásia-Europa, o que lhe parece agora um apelido efêmero.

Recentemente, o diretor executivo da NOL, Ron Widdows, que até agora tem sido contra o crescimento dos porta-contêineres, assinalou uma significativa mudança de pensamento ao chamar as embarcações de 13.000 Teus de "novos burros de carga" do trade.
 
Com a chegada da demanda da Orient Overaseas Container Line Ltd logo depois da encomenda da Seaspan de 22 embarcações de 10.000 Teus, essa idéia tem gerado algum atrito, mas deixa a questão: qual será o destino das quase 2.500 embarcações que possuem entre 4.000 Teus a 8.500 Teus?

A resposta óbvia para esses navios é o trade transpacífico (entre Ásia e América do Norte), mas já há 373 embarcações desse tamanho operando nele. No ano passado houve uma tentativa de ao menos dois estaleiros de organizar 8.000 navios para o trade Ásia-África do Sul, mas elas foram amplamente mal-sucedidas devido aos problemas na capacidade dos portos africanos.
 
Ao mesmo tempo, a Mediterranean Shipping Co trouxe navios de 8.000 teu para a sua linha Ásia-Costa leste dos Estados Unidos via o canal de Suez e foi a primeira vez que os portos de Nova York e Savannah operaram embarcações desse tamanho.
 

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