quinta-feira, 21 de abril de 2011

Empresas diminuem exigências por escassez de profissional qualificado


A dificuldade para encontrar profissionais com todas as qualificações exigidas para um cargo já faz com que as empresas diminuam as exigências na hora de contratar.

O fato, segundo pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, pode ser sentido especialmente na contratação de profissionais nos níveis operacional e técnico, para os quais 54% das empresas têm diminuído suas exigências.

Para estes profissionais, aponta o levantamento, a experiência na área é a exigência que as empresas mais têm aberto concessões (83%). Em seguida, aparecem a habilidade técnica (46%), o curso técnico (28%) e características pessoais (17%).

Tático e estratégico
No caso de profissionais de níveis tático e estratégico, contudo, o percentual de empresas que têm aberto mão das exigências é menor, apenas 28%.

Neste universo, as exigências que as empresas têm aberto concessões na hora de contratar são: pós-graduação (56%), fluência em idiomas (53%), experiência na área (50%), perfil de competências pessoais (28%) e curso superior (6%).

Dificuldade

No geral, o estudo, que ouviu 130 empresas de grande porte no Brasil, constatou que 92% das empresas encontram dificuldades na contratação de profissionais, sendo que a dificuldade é uniforme em todas as regiões do país.

A falta de qualificação é o principal problema na hora de contratar, com 81% das empresas citando a escassez de profissionais qualificados como maior entrave. A falta de experiência na função e a deficiência na formação básica aparecem em segundo e terceiro lugares, com 49% e 42% das indicações, respectivamente.

Também foram citados como entraves a dificuldade em atender a pretensão salarial dos candidatos (35%), achar quem aceite trabalhar fora da região de residência da família (24%) e as características incompatíveis com a ideologia da empresa (15%).

Se você está buscando uma colocação no mercado, aproveite para conhecer as vagas anunciadas na seção Há Vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário