sábado, 23 de abril de 2011

Falta de mão de obra e burocracia são a maior preocupação dos empresários brasileiros

lA burocracia e a falta de mão de obra qualificada são os principais obstáculos enfrentados pelas empresas brasileiras para o crescimento de seus negócios.



Segundo o estudo International Business Report (IBR), realizado pela consultoria Grant Thornton, a burocracia é apontada por 52% dos empresários como o fator que mais limita o desenvolvimento, seguido pela falta profissionais qualificados, com 49%. Em relação à edição do levantamento do ano passado, houve um aumento nestes quesitos de 15% e 19%, respectivamente.

Os brasileiros são os que mais se preocupam com a burocracia, seguidos pelos poloneses (55%), com um percentual bastante acima da média global de 33%. “A burocracia continua sendo a maior preocupação dos empresários brasileiros quando falam sobre expansão.

O Brasil ainda é um dos países com maior número de tramites por fazer e os empresários precisam de uma menor quantidade de tempo investido neste tópico”, afirma Javier Martínez, diretor de marketing e comunicação para América Latina da Grant Thornton.

Já a preocupação com a mão de obra é compartilhada por muitos outros países. Para todos os Brics (42%) e nações da América Latina (43%), a falta de profissionais bem qualificados é o fator preponderante para inibir o crescimento das empresas, numa elevação de 17% e 20% na comparação com a edição da pesquisa de 2010.

Na Índia, esse assunto é particularmente crítico. Houve um crescimento de 30 pontos percentuais em relação ao ano passado na quantidade de empresas que citaram dificuldades para encontrar profissionais qualificados como entrave para os negócios. No entanto, para a União Européia e países do G7, a burocracia é o que mais pode atrapalhar o crescimento das empresas.

No Brasil, o que menos preocupa os executivos é a redução no número dos pedidos, enquanto na China esta é exatamente a maior fonte de preocupação. Na edição anterior, era o custo dos financiamentos que estava tirando o sono dos chineses.

Na média global, em 2011, o que menos deve restringir o crescimento das empresas é a infraestrutura e, o que mais, é a burocracia. No ano passado, o maior dos problemas para os empresários era a redução de pedidos e depois a regulamentação e a falta de mão de obra qualificada.

Globalmente, a convicção de que a dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados é o principal entrave para o crescimento dos negócios foi o item que apresentou o maior crescimento comparado ao ano passado, de 7%.

fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário