terça-feira, 26 de abril de 2011

Maersk Line encomendará dez navios de 18 mil Teus

Novas embarcações complementam pedido feito em fevereiro.


A Maersk Line deve colocar em prática a opção de encomendar outros dez navios gigantes, com capacidade de 18 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), em junho deste ano com o estaleiro coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering.

Segundo o CEO do grupo A.P. Moller-Maersk (do qual a Maersk Line faz parte), Nils Andersen , a encomenda será confirmada em breve. "Isso será decidido a partir de junho e esperamos encomendar ao menos dez desses navios", afirmou.

Em fevereiro, a companhia dinamarquesa fez um acordo de US$ 1,9 bilhões em que acertou a encomenda de dez navios de 18 mil Teus a serem construídos pelo estaleiro da Coreia do Sul. O acordo já previa a encomenda de mais 20 unidades. Cada um desses porta-contêineres gigantes - os maiores do mundo - custa US$ 190 milhões e deve emitir 20% menos dióxido de carbono do que a linha Emma Maersk (foto), de 15.550 Teus.

Ao passo que a Maersk segue em frente com a encomenda de nova classe de navios, a companhia francesa CMA CGM e o armador alemão Claus-Peter Offen estão em negociações para um joint com a Samsung Heavy Industries para aumentar o tamanho de cinco navios que passarão de 12.800 Teus para 16.000 Teus. Discussões similares vêm sendo tomadas com a Hanjin Heavy Industries.

Conforme noticiado anteriormente pelo Guia Marítimo, nos próximos meses a Maersk colocará 16 novas embarcações construídas especialmente para o trade da América do Sul para a Ásia. De acordo com Andersen, os navios encomendados devem aumentar a capacidade de carregamento da companhia em 8%.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário