sábado, 30 de abril de 2011

Pernambuco lidera crescimento do Nordeste


O Estado de Pernambuco deve liderar, mais uma vez, o crescimento do Nordeste em 2011. As previsões da Datamétrica Consultoria, divulgadas essa semana, indicam que o estado deve registrar crescimento de 6,14% neste ano, seguido do Ceará (5,26%) e Bahia (5,22%). Já a região deve crescer 5,06%, índice também superior à média brasileira, estimada em 4%.

Para os pesquisadores, o crescimento do Complexo de Suape, que em 2010 atingiu record de 16%, foi um dos motivos que alavancou a situação do estado. O presidente da Datamétrica, Alexandre Rands, afirmou que o bom desempenho de Pernambuco pode ser creditado ao impacto aos investimentos estruturadores, a exemplo do Estaleiro Atlântico Sul, da Refinaria Abreu e Lima e da PetroquímicaSuape.

A pesquisa ainda revelou que, para 2012, o nordeste e alguns estados devem crescer menos do que em 2011. Na região, o aumento será de 5,03%. No caso da Bahia e Ceará, o avanço não passa de 4,72% e 5,03%, respectivamente. A expectativa é de que Pernambuco continue em curva ascendente, atingindo 6,29% de crescimento no próximo ano.

Em relação ao Nordeste, o economista afirma que o resultado previsto para este ano, de 5,06%, é fortemente influenciado pela esperada recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário, especialmente no Ceará e na Bahia. O consumo das famílias, por sua vez, deve continuar aquecido, embora a confiança do consumidor possa ser abalada até o fim do ano devido à escalada da inflação, que reduz a renda real das famílias.

http://www.caisdoporto.com/v2/listagem-materias-detalhe.php?id=0&idMateria=399

Nenhum comentário:

Postar um comentário