domingo, 8 de maio de 2011

Porto de Paranaguá receberá navios de maior calado


Autorização da Capitania dos Portos pode aumentar a movimentação de granéis em até meio milhão de toneladas ao ano

A Capitania dos Portos do Paraná acaba de autorizar a operação de navios de maior calado nos três berços de atracação do corredor de exportação do Porto de Paranaguá. Com isso, os navios de soja, milho e farelo de soja que atracam no corredor poderão carregar até duas mil toneladas a mais de carga por embarcação, barateando o custo das operações no porto, além de proporcionar maior competitividade aos produtos brasileiros no mercado externo.

A medida pode gerar um acréscimo de até meio milhão de toneladas por ano na movimentação de granéis no Porto de Paranaguá. “A realização da dragagem de manutenção dos berços de atracação permitiu que pudéssemos conquistar o aumento da capacidade do corredor de exportação. Movimentar mais cargas significa obter mais ganhos em toda a cadeia logística e torna o Porto de Paranaguá mais competitivo”, diz Airton Vidal Maron, superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina.

Com a realização da dragagem em fevereiro deste ano, a profundidade de 12,3 metros dos berços foi restabelecida. Em alguns pontos, o assoreamento chegava a três metros por conta da ausência de dragagem nos últimos seis anos. O custo da obra foi de R$ 2,5 milhões, pagos com recursos do caixa da Associação dos Portos do Paraná (Appa).

Um comentário:

  1. Grande Gabriel, agradeço-lhe por ter cuidado do Portuária PE durante meu periodo off-line, parcerias são feitas assim, com zelo e dedicação.
    Abração
    Acrisio Lucena

    ResponderExcluir