domingo, 8 de maio de 2011

Comércio internacional bate recorde e estimula empresas de logística


O comércio exterior brasileiro superou, pela primeira vez na história, a marca dos US$ 400 bilhões no acumulado de doze meses. Entre abril de 2010 e março de 2011, a corrente de comércio brasileira (soma das exportações e importações) alcançou US$ 405,3 bilhões. Acompanhando a tendência do mercado internacional, algumas empresas de logística, procuram também ser levadas pelos bons ventos do setor.

Com crescimento médio de 30% ao ano, a operadora logística Bracenter, que atua no trânsito aduaneiro pelas cidades de Canoas/RS, Rio Grande/RS, Itajaí/SC, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Vitória/ES, Paranaguá/PR e Belo Horizonte/MG, apostou na carga fracionada e também superou seus próprios recordes: em 2010, importou mais de 10.200 TEUS e exportou mais de seis mil TEUS.

“Atento ao crescimento acelerado do comércio exterior, investimos em equipamentos de movimentação, informatização e verticalização de nossos armazéns, assim crescemos com as operações de cargas LCL, nossa especialidade”, analisa Fernando Komar, diretor da Bracenter. A empresa, desde 2004 com terminal na cidade sede do maior porto da América Latina, o Porto de Santos, dedicou-se a atender os Freight Forwarders e os NVOCCs, responsáveis pelo agenciamento e consolidação no transporte marítimo, oferecendo soluções de armazenagem e trucking para este extenso nicho de mercado.

Atualmente, a carga fracionada tem grande importância no comércio internacional, quando as empresas optam por não manter estoques e ativam um fluxo contínuo de cargas em movimento, em menores volumes. Nesta cadeia logística a Bracenter atua, movimentando um mix de commoditties, com foco em garantir as melhores freqüências, prazos e custos para os NVOCCs e Freight Forwarders.

Para a armazenagem, a Bracenter possui área em região perimetral ao Porto de Santos, com mais de 27 mil metros quadrados para operações de importação, além de estrutura habilitada como REDEX (Recinto Especial de Despacho Aduaneiro para Exportação) com mais de 10 mil metros quadrados de área. No transporte rodoviário, atua com o serviço de trucking, com rotas fixas de trânsito aduaneiro, com saídas programadas para coleta e entrega, com transit-time garantido, atendendo o mercado de transporte de cargas fracionadas, para que as mercadorias sejam embarcadas ou desembarcadas no Porto.

“A cada ano, agregamos conhecimento às nossas operações. No transporte, fazemos a otimização cúbica dos veículos e total gerenciamento de risco. Na armazenagem, liquidamos o controle de avarias. Não queremos competir com o movimento de grandes volumes de carga, mas sim com aquela que precisa ser manipulada com cuidado, qualidade e pontualidade”, comenta o diretor.

Por: Redação Cais do Porto, com informações da Fire Mídia Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário