sexta-feira, 3 de junho de 2011

Por onde vão sair as commodities?



Por onde vão sair as commodities?

O Brasil é um grande exportador de commodities, minerais e agrícolas. Representam o maior volume de exportações, segundo o peso, fazendo de Vitória o maior porto, segundo as toneladas exportadas. O minério de ferro será cada vez mais exportado por terminais privativos, situados no Rio de Janeiro e Espírito Santo, para escoamento do minério de Minas Gerais. São Luís do Maranhão é a porta de saída do minério de Carajás e agora a Bahia aparece como produtora e exportadora de minério de ferro. Que se soma à soja.

A tendência da soja é avançar pelo centro-oeste e nordeste, passando o escoamento das safras pelos portos do Norte e Nordeste. Santos e Paranaguá tenderão a perder posições na movimentação de soja, liberando áreas que vêm sendo tomadas por outra commodity: o açúcar.

A movimentação em peso é ainda influenciada por uma commodity líquida: petróleo e seu derivados.

Qual será o perfil de movimentação dos portos públicos do Sudeste diante dessas mudanças?

Tornar-se-ão portos especializados em contêineres? Serão "hubs" de contêineres?

Estatísticas genéricas mascaram as demandas reais. A movimentação dos portos é física. Os investimentos precisam ser feitos para a movimentação física. Os valores determinam a viabilidade ou rentabilidade desses investimentos. Santos exporta o dobro de Vitória, em valores, mas fica a um terço do volume em peso. Santos é ainda um grande porto exportador de commodities.

Qual será o seu futuro?

Fonte: http://www.portogente.com.br/debate/index.php?cod=46459

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