quarta-feira, 13 de julho de 2011

Antaq organiza reunião para representantes de Suape (PE) e Itaqui (MA)


 Representantes dos governos do Maranhão e de Pernambuco se reuniram, ontem (12), no Porto de Suape (PE). O encontro, organizado pelo diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, proporcionou às autoridades maranhenses e pernambucanas trocarem informações sobre os portos dos dois estados.

Para Fialho, os Complexos Portuários do Maranhão e de Pernambuco são fundamentais para o desenvolvimento dos estados. Além disso, contribuem de forma significativa para a movimentação de cargas do Brasil.

“A ideia do porto-indústria de Suape tem muitas semelhanças com a do porto-indústria do Itaqui e sua retroárea, no Maranhão. Essa troca de informações com os representantes do Porto de Suape e do Porto do Itaqui significará mais crescimento para o setor portuário nordestino em um futuro próximo”, ressaltou o diretor-geral.

O diretor-geral da Antaq ressaltou que a Agência sempre trabalhou para o desenvolvimento do setor portuário brasileiro. “Pernambuco e Maranhão são estados estratégicos quando o assunto é logística. Contribuir para o crescimento do setor portuário desses dois estados é fazer com que o Brasil melhore sua logística e, por consequência, desenvolva suas regiões. Por isso, a ideia dessa troca de conhecimento. O setor portuário sempre deve ser discutido”, apontou.

Fialho enfatizou que um setor portuário desenvolvido favorece o desenvolvimento regional e demonstra que o país atrai indústrias. O diretor-geral participou de uma apresentação da diretoria do Porto de Suape para o secretário de Planejamento, Fábio Gondin, e para o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, os dois do Maranhão, sobre desenvolvimento regional e atração industrial. Participou da apresentação também Luiz Carlos Fossati, diretor-presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Para o secretário Maurício Macedo, essa troca de informações foi importante. “Suape é voltado para o segmento industrial e isso é fundamental para o desenvolvimento da Região Nordeste”, destacou Macedo, afirmando: “O papel da Antaq é fundamental como incentivadora dessas parcerias entre os portos e nós do Maranhão vamos trabalhar para que o setor portuário maranhense cresça ainda mais.”

Fábio Gondin informou que um dos objetivos do governo do Maranhão é implantar o orçamento por resultado em 2012. De acordo com o secretário, uma das prioridades é implantar um projeto que desenvolverá ainda mais o Porto do Itaqui. “Iremos traçar metas, fazer ações multissetoriais, estabelecer melhoria de indicadores. Iremos envolver toda a estrutura administrativa para desenvolver o porto.”

Luiz Carlos Fossati destacou que um distrito industrial ligado ao porto é fundamental para o desenvolvimento regional. “Fazendo esse tipo de planejamento, o crescimento da região aparece”, disse.

Atualmente, Suape recebe investimentos de US$ 17 bilhões. São mais de 100 empresas instaladas e outras 35 em fase de implantação nos 30 anos de existência do complexo.

Após a apresentação, as autoridades maranhenses visitaram o Terminal de Contêineres de Suape e o Estaleiro Atlântico Sul. Durante a visita, os representantes dos governos do Maranhão e de Pernambuco puderam discutir, entre outros assuntos, projetos de expansão, licenciamento ambiental e investimentos. “A Antaq apoia os projetos em benefício dos portos, pois entendemos que o setor é vital para o Maranhão, para Pernambuco e para o país”, disse Fernando Fialho.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário