sábado, 9 de julho de 2011

Movimentação de cargas no Pecém é 17% maior



Compras ao exterior puxaram elevação no fluxo de mercadorias, com destaque para produtos siderúrgicos

O movimento de cargas no Porto do Pecém subiu 17% nos primeiros seis meses deste ano em relação a igual intervalo de 2010, quando foi registrado o fluxo de 1,173 milhão de toneladas. Apesar do crescimento, a alta foi inferior à verificada na comparação de similares períodos de 2009 e 2010, ocasião em que a evolução chegou a ser de 68%. Há dois anos, tinham passado pelo porto apenas 698.656 toneladas de produtos. Já no primeiro semestre deste ano, esse número praticamente dobrou, chegando a marca de 1,377 milhão de toneladas.

Segundo a Cearáportos, as exportações foram responsáveis por somente 28% desse montante, o que correspondem a 379 mil toneladas de mercadorias. Em contrapartida, as importações, representando 72% de tudo o que foi movimentado nesses primeiros seis meses do ano, registraram fluxo de 998 mil toneladas.

Siderúrgicos

De acordo com o levantamento feito pela Cearáportos, as cargas foram transportadas por 271 navios en janeiro e junho de 2011, sendo 40 embarcações só no mês anterior. Além disso, o destaque das movimentações ficou por conta dos produtos siderúrgicos, contribuindo com um volume de 240 mil toneladas, seguido de frutas (77 mil), cereais (70 mil), algodão (58 mil), plásticos (50 mil) e sal (25 mil).

Ranking

Segundo os dados da Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex), o Porto do Pecém mantém a liderança no ranking das exportações de frutas e calçados, sendo o segundo colocado na importação de algodão e terceiro na de produtos siderúrgicos.

Construção civil

Conforme o presidente do Sindicato da Indústria Metalmecânica do Estado (Simec), Ricard Pereira, a explicação da participação expressiva é o aquecimento do mercado interno brasileiro. "O Ceará sempre importou aço de vários lugares do mundo. Mas com a retomada do segmento da construção civil e uma taxa cambial cada vez mais acessível, ficou mais fácil trazer fiomáquinas, que é um material bastante utilizado por esse segmento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário