quinta-feira, 18 de agosto de 2011

OGMO – Recife/Suape



Edital para estivadores é alvo de denúncias

A comercialização da safra de açúcar em setembro pode ser prejudicada por falta de estivadores capazes de executar tarefas mais pesadas. No ultimo dia 12, foi divulgado o edital que oferece 240 vagas para trabalhador portuário avulso, no cargo de estiva. No entanto, o concurso pode não vingar. “Já foram instaurados dois inquéritos que vão ser analisados. De acordo com trabalhadores multifuncionais, eles não estão podendo se cadastrar para o cargo de estivador”, adiantou o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), Fábio Farias.

Caso o edital sofra impedimentos judiciais, o transporte da mercadoria nos portos da capital pernambucana podem enfrentar dificuldades. “A produção que mais precisa de trabalho manual é justamente a da safra do açúcar”, lembrou o procurador. O gerente geral do Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto do Recife (Ogmo Recife), José Antônio Falcão, disse que não havia chegado nada ao órgão e que o problema nada mais é do que falta de informação. “Os multifuncionais acham que vão ser prejudicados. Eles não querem fazer serviço pesado”, afirmou.

Para agravar a situação, Falcão informou que parte dos estivadores que trabalham atualmente no Porto do Recife não possuem condições de carregar produtos pesados. “Alguns funcionários não possuem mais condições de executar os serviços mais trabalhosos e pesados. Temos estivadores com até 45 anos. Por isso, vamos realizar uma prova física, no campo da Polícia Militar, na qual os candidatos terão que carregar, em dupla, sacos de açúcar com até cinquenta quilos”, observou.

Segundo o procurador Fábio Farias, a situação poderia ter sido evitada. “Eu procuro o órgão gestor dos funcionários dos portos e o Sindicato dos Trabalhadores de Serviço Portuários desde março, mas nada foi feito. Infelizmente, deixaram para decidir isso em cima da hora”.

As inscrições para a seleção - que segue válida até que o MPT-PE averigue as denúncias e decida, ou não, por ingressar na Justiça - podem ser feitas a partir das 10h de hoje até as 18h desta quinta-feira. As seleções serão feitas pelos Ogmos do Recife e de Suape. Podem participar qualquer homem com idade a partir de 18 anos, que estejam em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de ter concluído o Ensino Fundamental. Para realizar a inscrição, é preciso acessar o site do Ogmo Recife (www.ogmo-recife.org.br) ou Ogmo Suape (www.ogmo-suape.com.br).

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-economia/657975?task=view

2 comentários:

  1. tem estivadores que esta escalado em Suape de 08:000ás 14:00 e se escala em Recife de 14:00ás 20:00 termina atrasando os serviços e os amigos de trabalho deveria ser suspenso eu pergunto que horas eles sai de suape para esta em Recife isso é um abuso, todos estivadores que trabalho digno estão com raiva isso gera discussão no navio é tão fácil descobrir quem são ( HOMEM E MULHER) são todos, vamos dar um basta nisso eu sou estivador obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Os contratados para movimentações de veículos, 80% são leigo do que é um volante, imagino que seja por falta de treinamento, são brutos, sem noções!.

    ResponderExcluir