sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pecem assume vocaçao após dez anos

 
 
Dez anos após o início da operação comercial, o Terminal Portuário do Pecém profissionaliza a atividade de movimentar cargas gerais e contêineres. Com a inauguração do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut), o porto passa a ter espaço e equipamentos adequados a esses negócios.
 
Mas nem sempre foi assim. O píer 1 fora construído para servir a uma siderúrgica - que não veio. O píer 2, para ser utilizado pela Petrobras – o que pouco aconteceu. A inicial tentativa de movimentar granel cedeu ao fracasso.

As cargas gerais começaram a crescer no píer 1, enquanto o espaço da estatal foi adaptado ao terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL). Todas as cargas gerais e contêineres foram transferidas ao Tmut , explica o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele.
“(O Tmut) É uma obra que o Governo do Estado tenta fazer há muito tempo. Vai atender em escala maior a exportação do Ceará. A demanda vai aumentar, sem dúvida. Além de características favoráveis pela localização, agora tem profundidade para acolher navio de grande calado, com até 18 metros”, comentou o secretário.
O Pecém começa a ter corpo regional. Já atende à Pernambuco, Bahia e Piauí.

Carência para minérios
Apesar da ampliação e da modernização, o Porto do Pecém ainda é deficiente para a exportação mineral. “Minérios vão operar no píer 1. Os descarregadores vão ficar fixos lá”, informa Fontenele.
A Globest Ceará Mineradora explora minério de ferro no Estado. O diretor administrativo da empresa, Wei Lip Wu, afirmou estar produzindo em quantidades proporcionais à logística disponível e à capacidade de operação portuária.
“A gente continua improvisando com a inauguração do Tmut. Melhora, porque aumenta a disponibilidade de berço para atracação de navios. Antes, a gente brigava com dois berços”, lembra Wei.
Fontenele reforça que o Tmut não vai ser usado para negócios minerais. “A Globest vai ter que se adequar a essa nova estrutura de carregar e descarregar. Tudo de minérios é no píer 1”.
A perspectiva é de, até dezembro de 2011, exportar cerca de 300 mil toneladas (t) de minério à China. Em 2010, o projeto piloto da mineradora levou 75 mil t do produto à Xangai (CH).
NÚMEROS
 
2,5 anos foi o tempo necessário para realização das obras de ampliação e modernização do Terminal Portuário do Pecém.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário