quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tecnologia aplicada a logística



A Petrobras deve lançar no final do ano ou no início de 2012 uma licitação para contratação de um projeto conceitual de um novo sistema de rastreabilidade de carga. O novo sistema deve permitir à empresa rastrear cargas em todo o processo logístico da área de E&P, com menor margem de erro. O processo atenderá às exigências do pré-sal, por conta das distâncias maiores envolvidas na exploração da nova fronteira.

"A gente está estimulando o mercado para desenvolver essa tecnologia. Já identificamos uma tecnologia que garante a rastreabilidade da carga numa operação complexa como a nossa", disse o gerente-geral da Unidade de Serviços Logísticos de E&P da petroleira, Ricardo Albuquerque.

O novo processo deve utilizar tecnologias de códigos de barra, ainda não utilizada para o transporte de carga em grande escala, segundo o gerente da Petrobras. A ideia é que empresas de logística se associem com empresas de aplicação de tecnologias de rastreabilidade.

Atualmente, a Petrobras rastreia suas cargas, nas várias etapas do processo do E&P, fisicamente. A meta é que a mudança do modelo possa acabar com as falhas no atual sistema. "Assim a gente rastreia todo o fluxo logístico. O dono da carga vai ver o fluxo da sua carga e será o fiscal", conclui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário