domingo, 11 de setembro de 2011

Brasil e Venezuela fecham acordo para construção da Refinaria Abreu e Lima




Nesta sexta-feira (09), o presidente da Venezuela Hugo Chávez comemorou por telefone com a presidente Dilma Rousseff o acordo fechado entre a estatal venezuelana PDVSA e a Petrobras para a construção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo de Suape. O acordo foi fechado no último dia 20 de Agosto e agora a estatal venezuelana deve entrar com recursos no empreendimento. O prazo para o depósito é dia 30 de Novembro.

Até agora, 35% das obras foram executadas apenas com recursos da Petrobras. A previsão é de que a refinaria comece a funcionar em 2013 e que refine 65 mil barris de petróleo por dia. Metade da produção será destinada à Venezuela.

De acordo com Rodrigo Baena, porta-voz da Presidência da República, o presidente venezuelano Hugo Chávez disse que a participação da estatal venezuelana na refinaria vai aumentar a integração energética entre os dois países.

Até agora, apenas a Petrobras havia entrado com recursos na construção da Rnest. A estatal brasileira fez um empréstimo de R$ 10 bilhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e havia dado um prazo até Agosto para que a PDVSA entrasse com a sua parte nos custos da obra. Procurada pela reportagem, a Petrobras declarou que não vai comentar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário