quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Já está na rede a campanha O que é Sustentabilidade?

O Instituto Jatobás iniciou essa semana a campanha "O que é Sustentabilidade?" com o objetivo de trazer a sociedade as mais diversas visões sobre o tema. As pessoas podem observar a sua volta em suas cidades e enviar fotos que representem o que é sustentabilidade para elas.

O que é sustentabilidade?

A campanha idealizada pelo Instituto Jatobás visa propagar o conceito de sustentabilidade para toda população

Agosto 2011- Sustentabilidade. Essa palavra, hoje tão usada em comerciais, prêmios, textos e discursos de empresas, governos e instituições, é trazida com diferentes definições e chega a estar quase desgastada. Por isso, para valorizar e disseminar o vasto conhecimento disponível sobre o assunto e mostrar as várias aplicações do conceito, o Instituto Jatobás lança a campanha “O que é sustentabilidade?”.

O Instituto, uma organização não governamental e sem fins lucrativos, tem como missão influir para a ampliação da consciência e oferecer conhecimento para a construção de um caminho coletivo solidário e sustentável. Com a campanha, quer propagar o conceito de sustentabilidade e mostrar que existem muitas ferramentas e meios para alcançá-la, mas que as preocupações são sempre as mesmas: sobrevivência, qualidade de vida e a garantia de um futuro para as próximas gerações. “Queremos que todos conheçam o conceito, que é simples, e busca a construção de uma sociedade solidária, preocupada com a coletividade, com seu bem-estar e seu futuro”, afirma Betty Feffer, presidente do Instituto Jatobás.

Na prática, a sustentabilidade é de um jeito para cada um, mas a sustentabilidade para todos requer mudança no modo de pensar: de agora para o futuro; de aqui para o Planeta; de competição para cooperação e compartilhamento; do individual para o coletivo. “Precisamos ter em mente que desenvolver ou evoluir para melhor não significa crescer ou expandir de qualquer maneira; e ser melhor não significa ter mais”, completa João Salvador Furtado, consultor do Instituto Jatobás.

A campanha terá como seu principal instrumento o livro “Os 50 melhores livros em sustentabilidade”, edição inédita da versão em português do trabalho do autor Wayne Visser e da Universidade de Cambridge, que selecionou os livros mais importantes na temática sustentabilidade nos últimos 50 anos. O livro será o propulsor de ações de educação para sustentabilidade para todos os públicos e objetivos.

Ações

A campanha começa com o lançamento, em setembro, do site www.institutojatobas.org.br/sustentabilidade. Nele, o Instituto Jatobás apresenta sua campanha, traz entrevistas com seus especialistas, vídeos, recomendações de leituras e muito mais.

O segundo passo é o lançamento, em dezembro, do livro “Os 50 melhores livros em sustentabilidade”, de Wayne Visser e da Universidade de Cambridge.

Para chegar à lista do livro, o autor realizou uma pesquisa com 3.000 líderes e ex-alunos do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge. O livro traz as ideias principais de cada um dos títulos, sinopse do livro, biografia do autor com outros títulos já publicados e entrevistas (realizadas em 2008) com parte dos autores com reflexões sobre seu livro, o papel dos negócios, governos e políticas e as expectativas a respeito do assunto para o futuro. A tradução e distribuição são do Instituto Jatobás em parceria com a Editora Peirópolis.

Os 50 livros selecionados abordam praticamente todos os temas que envolvem a sustentabilidade, como aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e estratégicos. A ética, governança, gestão, produção e consumo, cidadania e ativismo são alguns dos assuntos discutidos por autores como Al Gore, Amartya Sen, Muhammad Yunus, Max Neef, Peter Senge, Nicholas Stern e E.F. Schumacher. No conjunto, constitui importante herança de ideias e conhecimentos para empresas, governos, população e demais organizações necessárias para a construção da sociedade sustentável.

O livro se destina a cidadãos, educadores, estudantes, dirigentes e seus colaboradores, profissionais e outros públicos, em todos os setores da sociedade. O livro em português terá uma primeira tiragem de 5.000 cópias, das quais 2.500 serão destinadas para venda nacional a preço de custo de produção e distribuição, e o restante será distribuído gratuitamente para instituições de ensino, bibliotecas, ONGs, conselhos regionais, órgãos públicos federais, estaduais, municipais, imprensa e outros agentes multiplicadores do conhecimento, visando ao acesso democrático.

A campanha “O que é sustentabilidade?” é uma iniciativa do Instituto Jatobás e conta com o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Fundação Palas Athenas, Global Footprint e Editora Peirópolis.

Fonte: http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=53659

Nenhum comentário:

Postar um comentário